adeptos-logo
Nacional
01/07/25

Manteigas deixa recado a Rui Costa: «O presidente do Benfica tem de dar a cara»

Candidato à presidência critica silêncio da direção atual e quer revolucionar comunicação e modelo desportivo do clube.

João Diogo Manteigas voltou a apontar baterias à atual direção do Benfica. Em vídeo publicado no canal oficial de YouTube da candidatura Benfica Vencerá, o advogado e candidato à presidência dos encarnados não poupou críticas à gestão de Rui Costa, com especial foco na ausência de comunicação institucional nos momentos difíceis. 

O presidente tem de dar a cara institucionalmente quando os resultados não são positivos ou quando há tópicos que exijam resposta”, afirmou Manteigas, que considera inaceitável ver jogadores e treinadores a “defender o clube sozinhos”. Na sua visão, o Benfica precisa de uma estratégia de comunicação “robusta, organizada e focada no colectivo, e não em figuras isoladas”

Veja também: Brasileiros incluem jogador do FC Porto no pior onze da fase de grupos do Mundial de Clubes

Para isso, propõe uma revolução na estrutura comunicacional do clube, com uma direção mais interventiva, visível e presente nos momentos-chave, sejam eles desportivos ou institucionais. 

Nova estrutura para futebol e modalidades 

Mas as críticas não se ficaram pela comunicação. João Diogo Manteigas detalhou algumas das prioridades da sua candidatura, caso venha a ser eleito. Uma das grandes bandeiras é a criação de um novo modelo desportivo, tanto para o futebol como para as modalidades, assente em três pilares: valorização da formação, contratações cirúrgicas para titulares e uma estrutura directiva mais segmentada. 

Nesse âmbito, pretende nomear três diretores desportivos distintos: um para o futebol sénior, outro para o Benfica Campus e outro para as modalidades. Esta abordagem visa aumentar a especialização e a eficácia na gestão desportiva. 

Veja também: Man. City afastado do Mundial de Clubes pelo Al Hilal com bis de ex-Benfica (VÍDEO)

Auditoria forense e reequilíbrio financeiro 

Na frente financeira, o candidato defende um rigoroso controlo interno e transparência. Promete abrir um concurso público para contratar uma entidade independente que proceda a uma auditoria forense ao universo Benfica, com o objectivo de “obter um diagnóstico rigoroso e verificar se o clube foi ou não lesado”. 

Além disso, pretende identificar áreas de poupança e investimento e não esconde a ambição de recomprar ações detidas por investidores individuais. No entanto, admite que a missão será complexa: será necessário convencer os investidores a negociar, encontrar um preço justo e captar parceiros estratégicos que tragam vantagens desportivas e empresariais para o clube. 

A candidatura Benfica Vencerá promete, assim, um Benfica mais interventivo, mais transparente e com uma estratégia desportiva bem definida. A resposta dos sócios será conhecida nas próximas eleições. 

Veja também: Bruno de Carvalho ataca Bruno Fernandes: "Nada a ver com os 5M€..."

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!