adeptos-logo
Internacional
11/10/25 às 11:33

Ex-Bola de Ouro isenta Amorim de culpas: "Com Ten Hag..."

Antigo avançado dos red devils considera “constrangedor” culpar apenas a tática do treinador português pelo mau arranque da temporada.

Rúben Amorim tem vivido um início de época irregular no comando do Manchester United, sendo alvo de críticas de várias lendas ligadas ao clube. 

Veja também: Os dois jogadores que Martínez riscou do Portugal-Irlanda

No entanto, Michael Owen saiu em defesa do técnico português, sublinhando que os problemas dos red devils vão muito além do sistema tático utilizado.

"Também vi Erik ten Hag a jogar com quatro defesas há cerca de um ano e assisti a um dos piores jogos de futebol que já vi de uma equipa do Manchester United. Já vi grandes equipas a jogar com três defesas e maravilhosamente bem. Não digo que seja a minha tática favorita e também não digo que Rúben Amorim esteja completamente certo ao ser tão firme nas suas convicções quanto ao sistema, mas é claro que nem todos os problemas do Manchester United se devem ao facto de jogar com uma linha de três defesas", afirmou o antigo avançado, em declarações ao Daily Mail.

Owen considerou mesmo “constrangedor” o argumento de que a queda do United se deve apenas à opção tática de Amorim: “Na verdade, não é. Eles poderiam voltar a jogar com quatro defesas e jogarem tão mal com Ten Hag no comando técnico. Os gritos seriam igualmente altos”.

Veja também: Peixeirada forte entre Tiago Silva e Marco Ferreira: "Não te conheço de lado nenhum" (VÍDEO)

O ex-internacional inglês lembrou ainda que os jogadores não conseguem escapar ao impacto das críticas externas: “Os jogadores não estão propriamente protegidos de tudo. Eles dirigem carros para os treinos e ligam o rádio. Depois lá ficam por casa, na sala, com a TV ligada, só que, aí, eles leem o que aparece nas redes sociais. Se te interessas por futebol, não consegues esquivar-te do que as pessoas estão a pensar e a dizer sobre ti, naturalmente”.

Para Owen, a crise do Manchester United tem-se prolongado desde a saída de Alex Ferguson e as culpas já passaram por diferentes alvos. “O Manchester United trocou de técnico inúmeras vezes desde que Fergie saiu. Depois, culpam os jogadores... Gastaram muitos milhões em jogadores e contrataram alguns dos melhores do mundo, só para o clube ser visto como um cemitério de jogadores na última década. A seguir, já eram as pessoas que compravam os jogadores. Por fim, veio a culpa para cima da direção, até com a chegada de Sir Jim Ratcliffe”.

Veja também: Sofia Oliveira arrasa Villas-Boas: "O futebol não é vosso cara***"

O antigo craque concluiu lembrando que até questões de infraestruturas e staff foram responsabilizadas, mas mantém confiança no futuro: “A culpa passou ainda para as instalações. Queriam reformular o campo de treinos e fazer planos para um novo estádio. O que veio a seguir? O staff e os funcionários, desde fisioterapeutas, médicos e até a rapariga da cantina. Muitas coisas mesmo... Mas acredito que é apenas uma questão de tempo até que o projeto traga resultados”.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!