Aconteceu em Málaga e entrou diretamente para os livros de história: Portugal derrotou pela primeira vez a poderosa Espanha em basquetebol sénior masculino. Um triunfo por 76-74, suado, emocionante e carregado de significado, naquele que foi o primeiro jogo de preparação da Seleção Nacional para o Eurobasket.
Veja também: As últimas palavras de Jorge Costa antes da sua morte inesperada (VÍDEO)
Até aqui, tinham sido 13 duelos ibéricos — todos com vitória espanhola. Mas ao 14.º confronto, os Linces rugiram mais alto, num jogo em que mostraram maturidade, espírito de equipa e uma surpreendente capacidade de reação. Ao intervalo, Portugal perdia por 44-31, mas um terceiro e quarto períodos de grande nível mudaram tudo.
Colectivo à frente, com destaques individuais
Com Neemias Queta ainda a recuperar ritmo competitivo — começou no banco e jogou apenas 20 minutos —, foi o coletivo de Mário Gomes que brilhou. Ainda assim, o poste dos Boston Celtics foi o melhor marcador da partida, com 17 pontos. Também Rafael Lisboa, Travante Williams e Vladyslav Voytso (que acertou 3 triplos em 5 tentativas) estiveram em destaque numa exibição de raça e qualidade.
Dos 14 jogadores que viajaram até Málaga, apenas Miguel Queiroz, o capitão, não foi utilizado.
Veja também: Os detalhes das cerimónias fúnebres de Jorge Costa
Novo teste já esta quinta-feira
O próximo desafio da Seleção Nacional acontece já esta quinta-feira, novamente contra Espanha, mas frente à equipa B da Roja. Será mais uma oportunidade para afinar dinâmicas e consolidar processos antes da grande aventura no Eurobasket, onde Portugal vai tentar continuar a surpreender.
Esta vitória, para além do valor simbólico de finalmente derrotar a seleção que domina o basquetebol europeu na última década, representa um sinal claro de que esta geração portuguesa está pronta para fazer história.
Veja também: A reação de Cristiano Ronaldo à morte de Jorge Costa