adeptos-logo
Nacional
17/01/26 às 09:20

Geny Catamo regressa da CAN em grande e bisou em Alvalade: «Já tinha saudades…»

O regresso não podia ter sido mais impactante. Depois da participação na Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025 ao serviço de Moçambique, Geny Catamo voltou a vestir a camisola do Sporting e fê-lo com uma exibição de encher o olho, apontando dois golos no triunfo claro frente ao Casa Pia (3-0), em Alvalade.

O extremo moçambicano foi uma das figuras da partida e, no final do encontro, não escondeu a satisfação pelo impacto imediato após o regresso ao clube. Em declarações à Sporting TV, Geny admitiu que este momento teve um sabor especial: «Já tinha saudades de voltar a casa para ajudar a equipa a ir atrás do tricampeonato», afirmou, visivelmente satisfeito com a resposta dada dentro de campo.

Arbitragem Chumbada no Benfica-SC Braga: Conselho de Arbitragem Dá Nota Negativa à Meia-Final da Taça da Liga

Depois de um período competitivo exigente ao serviço da selecção, Geny Catamo mostrou-se determinado em manter o nível exibicional e a concentração total nos objectivos colectivos. «Agora é continuar a trabalhar e manter o meu foco e determinação para continuar a ajudar a equipa a ganhar e, no fim, festejarmos todos juntos», sublinhou o extremo, deixando claro que o sucesso individual só faz sentido integrado no sucesso do grupo.

O segundo golo, apontado aos 43 minutos, nasceu de uma assistência de Gonçalo Inácio, e Geny explicou que o lance não foi fruto do acaso. «Foi um momento de inspiração, mas também porque eu e o Inácio já havíamos conversado no treino. Como ele joga com uma linha de cinco, eu, como extremo, tinha a obrigação de aproveitar a profundidade», explicou. «Tivemos oportunidade, o Inácio fez um belo passe e eu consegui concretizar», acrescentou, evidenciando a importância do trabalho táctico e da sintonia entre sectores.

Apesar do resultado expressivo, o internacional moçambicano reconheceu que o Sporting sentiu algumas dificuldades na fase inicial do encontro, algo que contrasta com a superioridade demonstrada na segunda parte. «Tivemos dificuldades no início, mas depois não demos hipóteses. E é isso que é o Sporting, é isso que descreve o nosso grupo», afirmou, apontando este jogo como um exemplo a seguir na segunda volta do campeonato.

Geny acredita que a equipa tem margem para melhorar e que os resultados desta fase da época podem ser diferentes dos registados anteriormente. «É dar continuidade ao nosso trabalho diário e chegarmos ao dia de jogo preparados para demonstrar isso», frisou.

Mercado Benfica: Negociações por Rafa Avançam, Mas Ainda Há Distância nos Valores

Sobre o seu regresso após a CAN, o extremo mostrou maturidade e pragmatismo. «Encaro este regresso da mesma forma: focado no que o míster quer. Cabe-me trabalhar bem, prevenir lesões e focar no campeonato, que é o nosso maior objectivo», concluiu, confiante de que o Sporting «merece mais» e pode «chegar mais longe» com o compromisso de todo o grupo.