adeptos-logo
Internacional
12/01/26 às 13:54

Saiu do Sporting por €2 milhões, antecipou «o futuro» e voa no Lyon

O nome de Afonso Moreira começa a ganhar peso real no futebol europeu e já não apenas como promessa.

A vitória do Olympique Lyonnais frente ao Lille (2-1), no passado domingo, para a Taça de França, voltou a confirmar o excelente momento do extremo português, que assinou mais uma exibição decisiva e reforçou um estatuto que cresce de semana para semana.

Sporting desfalcado: Debast e Ioannidis em luta contra o tempo para o Casa Pia

Logo no primeiro minuto da partida, Afonso Moreira aproveitou uma falha de comunicação entre o guarda-redes do Lille e um colega de equipa para inaugurar o marcador. Um golo madrugador que abriu caminho ao triunfo dos gones e que ajudou a colocar em segundo plano até a estreia como titular de Endrick, autor do 2-1 final. Para o jovem português, foi mais um capítulo numa época que já soma números difíceis de ignorar.

Com este golo, Afonso Moreira chegou à 10.ª contribuição directa para golo na temporada — cinco golos marcados e cinco assistências — num total de apenas 999 minutos disputados. Uma média de influência ofensiva que sublinha a eficácia do extremo e a confiança crescente que lhe tem sido dada por Paulo Fonseca, treinador do Lyon.

O cenário actual contrasta com o contexto do início da época. Contratado ao Sporting em Julho, por cerca de 2 milhões de euros, Afonso Moreira chegou a França como uma aposta de futuro. No entanto, o rendimento imediato acabou por surpreender até quem o acompanha diariamente. Em Dezembro, Paulo Fonseca não escondeu a sua admiração: “Fez coisas que esperava ver no futuro. Talvez tenha sido o jogador que mais me surpreendeu”, confessou o técnico português aos canais oficiais do clube.

A regularidade tem sido outra das marcas do extremo de 20 anos. Nos últimos sete jogos em que participou, apenas em dois não deixou a sua marca directa no resultado, seja a marcar ou a assistir. O golo frente ao Lille colocou-o, inclusivamente, no top-10 de jogadores portugueses com mais acções decisivas em 2025/26, entre aqueles que actuam nas dez principais ligas europeias.

Descontos são um pesadelo: Benfica é a equipa da Liga com mais pontos perdidos ao cair do pano

Com este trajecto, é difícil imaginar que o nome de Afonso Moreira não esteja já sublinhado nos cadernos de Roberto Martínez, seleccionador nacional. Para já, o foco do extremo passa por consolidar o espaço nos sub-21, mas o ritmo exibido em Lyon sugere que a antecipação do “futuro” pode, afinal, estar a acontecer no presente.