Roderick Miranda, antigo defesa do Benfica atualmente ao serviço do Melbourne Victory, na Austrália, revelou numa entrevista ao Flashscore Australia que nunca imaginou ver Rúben Amorim tornar-se treinador — quanto mais um dos mais promissores da sua geração.
“Nunca pensei que ele se tornasse treinador! Não por causa das suas capacidades ou inteligência, mas porque ele era o palhaço do balneário”, confessou Roderick. “Ele tinha uma personalidade muito engraçada, estava sempre a fazer as pessoas rir. Perguntei-me como é que o tipo com quem eu tinha jogado se tinha tornado tão sério!”.
Veja também: O salário milionário que Jesus pede para assumir o Brasil
Apesar da surpresa, o central português reconheceu as qualidades futebolísticas do atual treinador do Manchester United — cargo que Amorim assumiu recentemente, depois de uma passagem vitoriosa pelo Sporting.
“O Rúben era um jogador muito inteligente. Podia jogar em diferentes posições, por isso é um treinador tão brilhante. Tem um grande conhecimento sobre o jogo”.
Elogios a Nuno Espírito Santo
Na mesma entrevista, Roderick Miranda elogiou também Nuno Espírito Santo, com quem trabalhou no Rio Ave e mais tarde no Wolverhampton. O atual treinador do Nottingham Forest, terceiro classificado na Premier League e recentemente apurado para as meias-finais da Taça de Inglaterra, continua a impressionar o antigo pupilo.
“Não estou surpreendido pelo que está a fazer porque sempre soube que é muito bom. Se tiver os jogadores certos e o ambiente adequado, é um treinador que pode produzir este tipo de resultados. Nos Wolves terminámos em 6.º ou 7.º em duas temporadas e garantimos um lugar na Liga Europa. Ele mostrou o que pode fazer. Não é uma surpresa para mim”.
Veja também: Rui Borges reage à polémica conversa entre Lage e César Peixoto
Roderick é mais uma das vozes do futebol português a reforçar a dimensão que os treinadores nacionais têm vindo a alcançar, dentro e fora de portas.