adeptos-logo
Nacional
09/04/25

PSP explica disparos contra adeptos do FC Porto no clássico

Autoridades dizem que atuaram para “fazer cessar a hostilidade” após confrontos no setor portista; dois adeptos foram detidos.

O Comando Metropolitano da PSP do Porto emitiu esta terça-feira um comunicado onde explica os disparos com balas não letais realizados contra adeptos do FC Porto durante o clássico frente ao Benfica, no passado domingo, no Estádio do Dragão

Veja também: BOMBA: É o fim - Ronaldo troca Georgina por modelo árabe

A força de segurança detalha que a intervenção ocorreu no seguimento de episódios de violência e tentativas de invasão de setores proibidos, por parte de adeptos afetos ao clube da casa. A situação terá começado com o lançamento de duas tochas a partir do setor visitante (afeto ao Benfica), que caíram sobre a bancada Nascente inferior, onde se encontravam famílias portistas. 

Para fazer cessar a hostilidade, nas várias tentativas de confrontos, foram efetuados vários disparos com armas anti-motim para dissuadir a atitude hostil dos adeptos e repor a ordem pública”, lê-se no comunicado. 

Segundo a PSP, a ação causou necessidade de tratamento médico para alguns polícias, além de vários danos em material de intervenção. As autoridades destacam que, após o arremesso dos artefactos pirotécnicos, se registaram “vários focos de conflito entre adeptos em vários setores do estádio”. 

Veja também: O gesto de Rui Borges após polémica tirada sobre Harder

Vários adeptos afetos à equipa da casa tentaram sair do setor onde se encontravam para se dirigirem para sectores para os quais não estavam autorizados, provocando um confronto físico com a PSP”. 

No final, a polícia confirma ainda duas detenções – uma por resistência e coação a funcionário, outra por ofensas à integridade física – e diversos autos de contraordenação, nomeadamente por posse de material pirotécnico. Foi também levantado um auto ao promotor do evento, por “não garantir as condições de acesso e permanência ao estádio”. 

Recorde-se que este incidente ocorreu no mesmo jogo em que o FC Porto perdeu por 4-1 frente ao Benfica, num clássico marcado não só pelo resultado, mas também pelas tensões dentro e fora das quatro linhas

Veja também: Boris Johnson Atacado por Avestruz em Safari: Um Encontro Im-peck-ável!

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues