O Sporting viu a providência cautelar que interpôs junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) ser aceite e, com isso, Zeno Debast e Geovany Quenda vão poder estar disponíveis para a Supertaça frente ao Benfica, marcada para esta quinta-feira, às 20h45, no Estádio do Algarve.
Veja também: Clube saudita ameaça travar o regresso de Otávio ao FC Porto
Ambos os jogadores tinham sido punidos com jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (CD), na sequência dos festejos da conquista do campeonato e da final da Taça de Portugal, mas o recurso leonino acabou por ser bem-sucedido — pelo menos, em tempo útil.
Castigos na sequência de provocações
Geovany Quenda foi suspenso por dois jogos e Zeno Debast por um, na sequência de acontecimentos relacionados com as celebrações do bicampeonato. Um dos episódios mais mediáticos envolveu uma fotografia tirada por Debast a Quenda com uma tarja considerada provocatória pelo Benfica, numa alusão à polémica frase proferida por Ricardo Esgaio a Otamendi no final do dérbi disputado na Luz na época passada: “Falas muito, chupa cara***!”.
Veja também: O salário milionário que João Félix vai auferir no Al Nassr
A frase valeu a Esgaio um jogo de castigo e levou os jogadores leoninos a manifestarem apoio ao colega. Quenda levou esse apoio mais longe e, durante os festejos em Alvalade, exibiu a referida tarja no relvado, publicando posteriormente a imagem nas redes sociais.
A queixa apresentada pelo Benfica ao CD motivou os castigos agora suspensos pela providência cautelar aceite pelo TAD.
Matheus Reis ainda em dúvida
Fica agora a faltar a decisão em relação ao recurso por Matheus Reis, que continua sob análise disciplinar após um pisão sobre Belotti, no prolongamento da final da Taça de Portugal frente ao Benfica, realizada no Jamor.