adeptos-logo
Nacional
10/07/25

FC Porto reage a ataque do Benfica: "Falta de respeito"

O FC Porto respondeu à missiva do Benfica em que os encarnados visaram a contratação de ex-árbitros por parte dos clubes.

O FC Porto respondeu à missiva do Benfica em que os encarnados visaram a contratação de ex-árbitros por parte dos clubes. Recorde-se que a tirada das águias surgiu após os dragões terem integrado Bertino Miranda nos seus quadros como assessor e formador de arbitragem.

Veja também: FC Porto já aceitou proposta e Otávio está de saída

Os dragões apontam para uma falta de respeito por parte das águias.

"Não podemos deixar de registar uma falta de respeito para com diversos profissionais da indústria do futebol, bem como alguma omissão seletiva de factos que envolvem direta ou indiretamente a própria Sociedade Desportiva em causa, no plano legal e jurídico".

O FC Porto considera que a missiva do Benfica apenas contribui para o adensar do clima de suspeição no futebol português.

"Tal sugestão levanta, de forma infundada, um manto de suspeição sobre figuras nacionais e internacionais que, de forma séria e competente, exercem ou exerceram funções relevantes em órgãos federativos, associativos, representações de classe ou até em clubes, onde colocam ao serviço da indústria o seu conhecimento técnico especializado".

Veja também: A posição de Portugal no ranking da FIFA após conquista da Liga das Nações

Os azuis e brancos fizeram questão de dar exemplos de ex-árbitros que exercem funções diretivas de forma idónea como "Pedro Proença [presidente da FPF] e Paulo Costa [assessor para a presidência de Reinaldo Teixeira], tal como sucede a nível internacional com nomes como Pierluigi Collina, Lubos Michel, Markus Merk, Howard Webb e Bjorn Kuipers".

Por último, o FC Porto dá a bicada ao Benfica, acusando-os de recorrer a especialistas de arbitragem para influenciar a opinião pública a seu favor.

"Este enquadramento contrasta fortemente com o comportamento de certos clubes que, de forma reiterada, recorrem a 'especialistas em arbitragem' em painéis televisivos e meios de comunicação social, com o objetivo claro de gerar opinião pública favorável ou desfavorável, condicionando, por essa via, o julgamento do trabalho dos árbitros e afetando a sua dignidade profissional", concluiu.

Veja também: Gyökeres cada vez mais perto de... ficar no Sporting

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

Elson Correia