As eleições do Benfica deste sábado entraram para a história do futebol mundial. Com 58.808 sócios a exercer o direito de voto, o clube da Luz superou o recorde anteriormente detido pelo Barcelona, tornando-se na maior eleição desportiva do mundo em número de votantes.
Veja também: Comentador do Benfica arrasa Rui Costa: "Exemplo de cobardia" (VÍDEO)
O ato eleitoral dos encarnados, que decorreu entre as 08h30 e as 22h00 em 107 locais de voto, teve como objetivo eleger os órgãos sociais para o próximo quadriénio, incluindo a Direção, a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e a Comissão de Remunerações.
O recorde mundial de participação pertencia até agora ao Barcelona, que em 2010 registou 57.088 votantes na eleição de Sandro Rosell. O clube catalão ocupava também o segundo lugar deste ranking, com 56.300 sócios a reconduzirem Joan Laporta, em 2021. O Boca Juniors, da Argentina, era o anterior terceiro classificado, com 43.367 votantes nas eleições que colocaram Juan Román Riquelme na presidência, em 2023.
Com os 58.808 sócios que participaram nas eleições deste sábado, o Benfica não só ultrapassou o registo dos culés, como estabeleceu um novo máximo absoluto na história das eleições desportivas mundiais.
Veja também: Tensão: Vieira intromete-se entre Noronha Lopes e Rui Costa: "Cala-te" (VÍDEO)
Os candidatos à presidência foram Rui Costa (lista G, atual presidente), Martim Mayer (B), João Diogo Manteigas (C), Cristóvão Carvalho (D), Luís Filipe Vieira (E, antigo presidente) e João Noronha Lopes (F). À Mesa da Assembleia Geral, concorreu apenas uma lista, liderada por João Ferreira Leite (A).
Em território nacional, o Benfica já dominava amplamente o panorama eleitoral. O FC Porto registou 26.876 votantes nas eleições de 2024, que elegeram André Villas-Boas como presidente, enquanto o Sporting teve o seu máximo em 2018, com 22.510 sócios a escolherem Frederico Varandas.
Com esta nova marca, o Benfica reforça o seu estatuto de clube com a maior massa associativa do mundo e demonstra uma vez mais a sua dimensão e vitalidade democrática, numa jornada que fica para a história não apenas do clube, mas também do desporto mundial.
Veja também: Amorim revela o que mais o impressinou em Bruno Fernandes
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!
