José Mourinho abriu o coração sobre um dos objetivos mais importantes que ainda tem na carreira: treinar uma seleção nacional.
É craque da bola? Então este desafio é para si
Em entrevista ao Corriere dello Sport, o técnico português partilhou o desejo de disputar um Campeonato da Europa ou um Campeonato do Mundo, deixando claro que a experiência seria uma nova etapa repleta de significado no seu percurso no futebol.
"Quero jogar um Campeonato da Europa ou um Campeonato do Mundo e unir um país em torno de uma equipa, como já fiz muitas vezes com os clubes. Quero fazê-lo pelo futebol e pelo que este desporto representa. Vai ser incrível", afirmou Mourinho, demonstrando o entusiasmo com a possibilidade de representar uma nação no cenário internacional.
Orgulho pelos feitos recentes
O técnico, atualmente no Fenerbahçe, aproveitou ainda para rebater críticas que, segundo ele, continuam a limitar-se aos feitos mais antigos da sua carreira.
"O futebol é o reino da superficialidade e dos clichés. Normalmente, quando as pessoas falam de mim, referem o que aconteceu há 15, 12 ou 10 anos. Nos últimos anos, cheguei a três finais, uma com o Manchester United e duas com a Roma", recordou.
Veja também: O jogador do Sporting que brilhou no derbi... com 38 graus de febre
Mourinho destacou especialmente as conquistas recentes, como as finais disputadas com a Roma, uma equipa sem grande tradição europeia: "Fico divertido e orgulhoso ao mesmo tempo, porque quando se faz isso com uma equipa sem história europeia, percebe-se que se conseguiu algo especial", concluiu.
Embora não tenha revelado qual seleção gostaria de orientar, Mourinho deixou no ar que o desafio de liderar uma equipa nacional poderá ser o próximo passo na sua já icónica carreira de treinador.