adeptos-logo
Nacional
18/09/25 às 00:10

Contrato fechado: Mourinho vai ser treinador do Benfica

José Mourinho está de volta ao Benfica, um quarto de século depois de ter orientado pela primeira vez os encarnados. 

José Mourinho está de volta ao Benfica, um quarto de século depois de ter orientado pela primeira vez os encarnados. 

Veja também: Presidente do Fenerbahçe desconfiado da ida de Mourinho para o Benfica

Segundo Fabrizio Romano, o técnico português vai assinar contrato válido até 2027, ficando o clube com opção de prolongar o vínculo por mais uma época, até 2028. A apresentação oficial deverá acontecer já esta quinta-feira, abrindo caminho para que o “Special One” esteja no banco frente ao AVS, na Vila das Aves, no próximo sábado.

Regresso aguardado

A decisão foi tomada em tempo recorde, logo após a saída de Bruno Lage na sequência da inesperada derrota frente ao Qarabag (2-3), na Luz, para a Liga dos Campeões. Rui Costa avançou rapidamente para garantir o treinador português mais titulado da atualidade, com quem já existia contacto informal.

Veja também: Apoiou Pinto da Costa nas eleições e agora elogia Villas-Boas

Mourinho chega a Lisboa depois de férias em Barcelona e admitiu o entusiasmo com a nova etapa:

“Antes de entrar no avião, perguntaram-me se eu poderia ter interesse [em treinar o Benfica] e eu disse que sim. Disse que estava no estrangeiro e quando regressasse a Portugal teria todo o gosto em falar com as pessoas.”

“Saí do meu anterior clube há três ou quatro semanas. Eu queria treinar. É da minha natureza. Quando fui confrontado com a possibilidade de treinar o Benfica, não pensei duas vezes. Quem é o treinador que diz que não ao Benfica? Eu não.”

Veja também: Já há nova data para o Arouca-FC Porto - ÚLTIMA HORA

Contexto e simbolismo

O regresso ao clube onde deu os primeiros passos como treinador principal acontece precisamente no mês em que se assinalam 25 anos da sua estreia no banco encarnado, em setembro de 2000. Na altura, a passagem foi curta, interrompida por divergências com a direção, mas Mourinho seguiu para uma carreira que se tornaria lendária, com passagens por FC Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United, TottenhamRoma e Fenerbahçe.

Agora, o técnico português regressa com um currículo recheado — duas Ligas dos Campeões, oito títulos nacionais em quatro países e um estatuto que transcende fronteiras —, e com a missão de devolver ao Benfica estabilidade e prestígio internacional, depois de semanas conturbadas no plano desportivo e político.

Veja também: A indemnização milionária de Amorim caso seja demitido do United

Desafios imediatos

O novo treinador terá pouco tempo para preparar a estreia. A prioridade será devolver confiança à equipa após resultados negativos no campeonato e na Champions. Mourinho terá pela frente, já no sábado, o AFS, para a 6.ª jornada da Liga Portugal, num encontro que marcará simbolicamente o início da sua segunda era na Luz.

Além disso, terá de gerir o peso de um plantel profundamente remodelado, com reforços sonantes como Sudakov e Lukebakio, jogadores que ele próprio já elogiara publicamente.

Conclusão

José Mourinho regressa ao Benfica não apenas como treinador, mas como símbolo de um novo ciclo que Rui Costa tenta consolidar. Entre a pressão de resultados imediatos e a esperança de devolver grandeza europeia às águias, o “Special One” volta a casa com uma frase que já se tornou bandeira entre adeptos:

“Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Eu não.”

André Miguel Rodrigues