adeptos-logo
Modalidades
11/08/25

Tragédia: Dois pugilistas japoneses morrem no mesmo evento

O boxe japonês vive um momento de luto profundo após a morte de dois pugilistas, na sequência de lesões cerebrais.

O boxe japonês vive um momento de luto profundo. Dois pugilistas, Shigetoshi Kotari e Hiromasa Urakawa, ambos com 28 anos, morreram na sequência de lesões cerebrais sofridas em combates distintos durante a mesma gala, realizada a 2 de agosto no histórico Korakuen Hall, em Tóquio. 

Veja também: Irmão de João Félix muito perto de deixar o Benfica

Segundo confirmou este domingo a Comissão Japonesa de Boxe, os dois atletas foram transportados de urgência para o hospital logo após os respetivos combates e submetidos a cirurgias cerebrais de emergência. Apesar dos esforços médicos, nenhum sobreviveu. 

Como aconteceu 

  • Shigetoshi Kotari, da categoria super-pluma, perdeu os sentidos pouco depois do final do combate. Foi diagnosticado com um hematoma subdural e faleceu seis dias depois, a 8 de agosto. 
  • Hiromasa Urakawa, peso leve, viu o árbitro interromper o duelo no oitavo assalto. Foi igualmente operado de urgência, mas acabou por morrer este sábado, não resistindo aos ferimentos. 

O secretário-geral da Comissão Japonesa de Boxe, Tsuyoshi Yasukochi, sublinhou a gravidade da situação: 

“É a primeira vez no Japão que dois pugilistas foram submetidos a cirurgia cerebral devido a lesões no mesmo evento”.

Veja também: Benfica disposto a bater recorde de transferência por extremo do Wolfsburgo 

A tragédia levanta novamente questões sobre a segurança no boxe profissional, sobretudo num país com forte tradição nesta modalidade e que, até aqui, tinha mantido um registo relativamente baixo de incidentes fatais.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues
TAGS:
Boxe