Menos de um ano após a sua transferência do Benfica para o PSG, João Neves vê o seu valor de mercado disparar para os 102,3 milhões de euros, segundo o mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES). Um número que coloca o internacional português de 20 anos como o jogador mais valioso do plantel parisiense, superando nomes consagrados como Vitinha, Mbappé ou Marquinhos.
Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou
O médio formado no Seixal saiu das águias por 60 milhões de euros fixos, mais 10 milhões em objetivos, numa transferência que, à data, dividiu a opinião entre os adeptos encarnados. Com uma cláusula de rescisão de 120 milhões, Rui Costa justificou a venda com a inevitabilidade do contexto financeiro: «Custa sempre ver partir um dos nossos meninos, mas são necessidades a que não podemos dizer que não».
Titular indiscutível… até a lateral-direito
Desde que chegou ao Parque dos Príncipes, João Neves não tem parado de surpreender. 38 jogos, quatro golos e nove assistências fazem dele uma das revelações da época no futebol europeu. A polivalência também tem sido uma mais-valia: Luis Enrique chegou a utilizá-lo a lateral-direito, elogiando publicamente a sua inteligência e capacidade de adaptação.
Veja também: "O velho já morreu, acabou a mama" - Eis os castigos do FC Porto B-Leixões
“As capacidades de João Neves já eram evidentes no seu clube anterior”, afirmou o técnico espanhol, em fevereiro. “O tempo de adaptação foi rápido. As qualidades dele combinam perfeitamente com a ideia que temos com bola, mas também com a capacidade de defender sem ela”.
Valorização meteórica
O CIES atribui a valorização ao impacto imediato do jovem português no meio-campo parisiense, ao elevado tempo de utilização e à idade. João Neves assinou contrato com o PSG até 2029, e, aos 20 anos, tornou-se já um dos pilares da equipa que ambiciona conquistar a Europa.
Veja também: Abel Ferreira perde final do Paulista, é expulso e recusa sair (VÍDEO)
Refira-se ainda que Vitinha, outro português em destaque no PSG, aparece no quinto lugar do ranking do clube com 77,5 milhões de euros de valor estimado. Dois médios lusos entre os mais valiosos da capital francesa, com formação no FC Porto e no Benfica, respetivamente.