O futuro de André Franco no FC Porto ficou definido: o médio português vai jogar no Chicago Fire, da Major League Soccer (MLS), por empréstimo. Fora dos planos de Francesco Farioli para a época 2025/26, o jogador de 27 anos aceitou a mudança para os EUA, procurando relançar a carreira longe dos principais palcos europeus.
Veja também: Irmão de João Félix muito perto de deixar o Benfica
Formado no Sporting, André Franco destacou-se no Estoril Praia, onde, em 2021/22, marcou 11 golos e fez quatro assistências, desempenho que o levou ao Dragão no verão de 2023. No entanto, nunca conseguiu afirmar-se como titular indiscutível, independentemente do treinador no banco — fosse Sérgio Conceição, Vítor Bruno ou Martín Anselmi.
No Chicago Fire, o médio vai reencontrar Filipe Çelikkaya, ex-treinador do Sporting B e agora adjunto do emblema norte-americano, atualmente nono classificado da Conferência Este, liderada pelo Philadelphia Union.
A MLS continua a atrair nomes sonantes do futebol mundial, como Lionel Messi, Rodrigo de Paul e Luis Suárez (Inter Miami), ou Thomas Muller (Vancouver Whitecaps) e Heung-min Son, que trocou o Tottenham pelo Los Angeles FC por 22 milhões de euros.
Veja também: Farioli risca jogador dos inscritos do FC Porto na Liga
Mercado no Dragão ainda em aberto
O empréstimo de André Franco não resolve todos os dossiês pendentes de André Villas-Boas. Romário Baró e Fábio Cardoso também estão de saída, mas ainda sem destino definido, depois de regressarem dos empréstimos ao Basileia e ao Al-Ain, respetivamente.
Outro caso por resolver é o de Iván Jaime. O médio espanhol, que na época passada foi cedido ao Valencia, rejeitou recentemente uma proposta do Brest e aguarda até ao fecho do mercado por uma oferta que vá ao encontro das suas pretensões.
Veja também: Reencontro entre Conceição e Villas-Boas no velório de Jorge Costa dá que falar