adeptos-logo
Nacional
16/07/25

Noronha Lopes propõe fim da Taça da Liga e I Liga com menos clubes

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, apresentou novas propostas estruturais para o futebol português.

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, apresentou novas propostas estruturais para o futebol português que prometem gerar debate nos próximos meses. 

Veja também: As exigências do Sporting para fechar saída de Gyökeres para o Arsenal

Em mais uma sessão do Fórum Benfica em Discussão, desta vez realizada em Mira, o antigo vice-presidente da Coca-Cola delineou duas medidas fortes: a extinção da Taça da Liga e a redução do número de clubes na Primeira Liga

Proponho a extinção da Taça da Liga. Já não se justifica de maneira nenhuma. Proponho também a redução dos clubes na Primeira Divisão. Não é um campeonato para 18 equipas”, afirmou o candidato, convicto de que estas mudanças podem contribuir para um produto desportivo mais atractivo e competitivo. 

A Taça da Liga, competição organizada pela Liga Portugal desde 2007/08, tem vindo a perder relevância mediática e interesse desportivo, apesar de servir como palco para muitas equipas rodarem plantéis. A proposta de extinção junta-se, assim, a um conjunto de vozes críticas que há anos questionam a utilidade da prova. 

Veja também: Conceição reage à hipótese de ser técnico do Benfica com Vieira a presidente

Quanto ao formato da Liga, Noronha Lopes defende um modelo mais condensado, com menos equipas, acreditando que essa alteração trará benefícios claros ao nível da qualidade dos jogos e da gestão física dos atletas ao longo da época. 

Centralização dos direitos televisivos: cautela e crítica 

Noronha Lopes abordou também o processo de centralização dos direitos televisivos, deixando um aviso sobre a necessidade de valorizar o “produto” antes de dividir receitas: 

Na distribuição do bolo, vamos ter mais fatias, mas fatias mais pequenas. Precisamos primeiro de melhorar o produto, ou seja, o bolo, e depois vemos como podemos ser mais competitivos”. 

Deixando claro que o Benfica terá sempre uma palavra própria, o empresário sublinhou que o clube “pensa pela sua cabeça” e que a defesa da competitividade do futebol português deve ser feita “sem esquecer a grandeza do Benfica e o que representa no futebol nacional”. 

Veja também: O gesto de Cristianinho com camisola do Benfica que revoltou benfiquistas (VÍDEO)

Com as eleições do Benfica a aproximarem-se, estas propostas reforçam a ideia de que Noronha Lopes quer assumir um papel de influência não só dentro do clube, mas também na transformação do futebol português

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues