Devagar, mas com passos firmes, Renato Sanches vai regressando à rotação do Benfica e, mais do que uma boa notícia para Bruno Lage, o médio de 27 anos pode tornar-se uma peça-chave num momento crucial da temporada: a iminência do clássico no Estádio do Dragão, para o qual Florentino Luís está em risco de castigo.
Veja também: Rui Borges reage à polémica conversa entre Lage e César Peixoto
O camisola 61 do Benfica viu em Barcelos, frente ao Gil Vicente, o quarto cartão amarelo da Liga, e caso volte a ser admoestado frente ao Farense, falhará o duelo com o FC Porto. Essa possibilidade abriu espaço a uma reflexão natural no Seixal: Renato Sanches está preparado para assumir o lugar 6?
Um regresso em crescendo
Atravessando mais uma época marcada por lesões, Renato voltou à competição em março e caminha agora para igualar a melhor série de jogos consecutivos da temporada: seis. Ainda não foi titular desde o regresso, mas tem sido utilizado com regularidade — cinco jogos seguidos como suplente utilizado, somando pouco mais de 100 minutos.
Em outubro e novembro já tinha feito um ciclo semelhante, com presenças frente a Santa Clara, Bayern, Feyenoord, Rio Ave, Farense e FC Porto. Agora, poderá repetir a sequência — mas com outra responsabilidade.
Veja também: Pedro Henriques anuncia saída da Sport TV, 17 anos depois
Uma alternativa válida para Lage
Com Manu Silva lesionado desde que chegou à Luz em janeiro, Florentino tem sido o único médio-defensivo puro disponível. Aursnes e Kokçu foram soluções de recurso, mas Bruno Lage vê em Renato um jogador capaz de cumprir com exigência na posição 6, graças à sua capacidade física, intensidade e verticalidade.
Renato tem entrado sempre com energia, tenta acelerar o jogo e imprimir outro ritmo ao meio-campo encarnado — atributos que o treinador valoriza e que podem ser determinantes numa deslocação tão exigente como o Dragão.
Um histórico curto… mas positivo
Renato Sanches só defrontou o FC Porto por duas vezes, ambas na Luz. Em fevereiro de 2016, sob comando de Rui Vitória, fez 90 minutos e assistiu Mitroglou, apesar da derrota por 2-1. Mais recentemente, já esta época, participou nos últimos seis minutos da goleada por 4-1 ao FC Porto, então liderado por Vítor Bruno.
Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou
O clássico de domingo pode ser o seu primeiro no Dragão, e é cada vez mais uma possibilidade real caso Florentino seja sancionado frente ao Farense.
A recuperação física de Renato continua a ser gerida com cautela, mas há uma certeza: o médio está pronto para voltar a ser mais do que um nome no banco.