O Nacional anunciou esta segunda-feira que está a ponderar não comparecer ao jogo frente ao FC Porto, no próximo sábado, no Estádio do Dragão (18h00). Caso avance com esta decisão inédita, o clube insular arrisca-se a sofrer duras penalizações previstas no regulamento disciplinar da Liga Portugal.
Veja também: Estratégia de Félix para o caso das fotos íntimas de Margarida Corceiro dá que falar
De acordo com o Artigo 76.º do Regulamento Disciplinar, a falta de comparência não justificada a um jogo oficial em provas por pontos é punida com derrota automática, perda de 2 a 5 pontos, além de multa entre 25 e 100 unidades de conta.
As sanções não ficam por aqui: o clube faltoso terá ainda de pagar as despesas de arbitragem e de organização da partida, bem como indemnizar as entidades lesadas, tendo em conta a receita provável do encontro.
A legislação admite, no entanto, situações de força maior, caso fortuito ou dolo de terceiros como possíveis justificações. Para tal, o clube deverá apresentar prova por escrito à Liga Portugal no prazo máximo de dois dias após a falta. A decisão final caberá à Secção Disciplinar.