Na quarta-feira, o Sporting concretizou uma emissão de 225 ME de obrigações, através da sociedade Sporting Entertainment, detida pela SAD dos bicampeões nacionais de futebol, para financiar a renovação do Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os 'leões' informam que a operação tem um prazo de maturidade de 28 anos e uma taxa de juro fixa anual de 5,75%, sendo feita através de colocação privada junto de investidores institucionais internacionais, com custos de 0,16% por ano do valor total da mesma.
O Sporting pretende financiar o investimento associado ao projeto de transformação do Estádio José Alvalade, bem como reembolsar a SAD 'leonina' em relação ao valor do investimento por esta já incorrido na renovação daquele recinto, inaugurado em 2003.
Veja também: Rui Costa pode ganhar apoio surpreendente na 2ª volta das eleições do Benfica
Financiar a atividade corrente da Sporting Entertainment é outra das metas da direção presidida por Frederico Varandas, que visa igualmente reembolsar a dívida à SAD, responsável pela administração do futebol profissional do segundo colocado da I Liga.
Na sua publicação na rede social LinkedIn, Salgado Zenha explica que a operação foi liderada pelo mercado norte-americano, teve uma procura 8,5 vezes superior à oferta, concluindo que "demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de 'sports entertainment'".
"Para o Sporting Clube de Portugal, significa mais do que um selo financeiro --- é o reconhecimento internacional de um projeto reconstruído sobre rigor, visão e credibilidade. É a confirmação de que o clube voltou a inspirar confiança e respeito no panorama global", acrescenta o dirigente.