Renato Paiva teve este sábado a sua estreia oficial como treinador do Fortaleza, e o saldo foi positivo — dentro do possível. O empate a uma bola frente ao Bahia, em jogo da 14.ª jornada do Brasileirão, permitiu ao emblema nordestino interromper uma série negra de oito derrotas consecutivas na competição.
Veja também: Reforço a caminho: O salário que Richard Ríos vai auferir no Benfica
Apesar de não ter sido uma vitória, o resultado representa um pequeno alívio para uma equipa mergulhada na luta pela permanência. Marinho inaugurou o marcador para o Fortaleza aos 29 minutos, mas o Bahia respondeu aos 80’, por intermédio de Rodrigo, fixando o 1-1 final.
Fortaleza continua no fundo, mas com novo alento
Com este empate, o Fortaleza permanece no penúltimo lugar da tabela, com apenas 11 pontos em 14 jogos, mas fica agora a um ponto da salvação, ocupada pelo 16.º classificado. A estreia de Renato Paiva traz sinais de mudança, mesmo que a missão continue complicada.
Do outro lado, o Bahia segue no quarto lugar, com 25 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Palmeiras, que soma 23 pontos e tem dois jogos em atraso. O Botafogo, com 22, também pode igualar a pontuação dos baianos.
Veja também: Pai de Gyökeres desespera e chora por causa do Sporting
Duelo simbólico com sabor a revanche
Este jogo teve ainda um sabor especial para Renato Paiva. O técnico português foi recentemente despedido do Botafogo, clube com o qual conquistou o título brasileiro, mas que acabou eliminado no Mundial de Clubes pelo Palmeiras de Abel Ferreira. Duas semanas depois, Paiva regressa ao activo para tentar salvar o Fortaleza — e logo frente a um dos actuais candidatos ao título.
Se conseguir tirar o clube da zona de despromoção, o treinador luso poderá dar a volta por cima num contexto que começou da pior forma possível. Para já, quebrar a série negra já foi um primeiro passo.
Veja também: FC Porto aplica goleada no primeiro jogo da era Farioli