O treinador do Benfica, Bruno Lage, abordou esta quarta-feira a preparação para a retoma do jogo frente ao Nacional, interrompido devido ao nevoeiro no início de outubro.
Veja também: Já há outra data para o Nacional-Benfica em caso de nova suspensão
A partida, válida pela 8.ª jornada da I Liga, está marcada para quinta-feira, às 17h00, mas as condições meteorológicas podem, novamente, complicar a sua realização.
Preparação e Evolução do Nacional
“Queremos muito jogar e estamos preparados.”
Lage reconheceu a evolução do Nacional nos últimos dois meses, destacando a maior consolidação tática e a energia positiva trazida pela vitória mais recente.
O técnico sublinhou a dificuldade tradicional de jogar na Choupana, mas frisou a determinação da equipa:
“O importante é estarmos focados no jogo. O regulamento prevê alternativas caso não seja possível realizar amanhã, mas a nossa ambição é competir o mais rápido possível”.
Veja também: Ex-técnico do FC Porto Julen Lopetegui de luto após enorme perda
Sobre o nevoeiro, Lage referiu: "O que pensamos com os jogadores foi na realização do jogo, não pusemos outra hipótese em cima da mesa, preparamos o jogo da forma que temos vindo a fazer e estamos determinados. O que queremos é jogar. Há um regulamento sobre estas situações, poderá ser a segunda vez que se repete, nos últimos dois meses não aconteceu nada de especial e agora estamos na mesma situação de há dois meses. Não quero dizer algo que não seja real, mas penso que o que o regulmento diz é que se não se realizar amanhã terá de se realizar no dia seguinte (sexta-feira), mas não pusemos isso em hipótese. Temos muita vontade e ambição de jogar o mais rápido possível. De resto é uma coisa de cada vez, se o avião pode sair de cá, se pode aterrar no Funchal, se o jogo se pode realizar..."
Quebra Exibicional e Pontos a Melhorar
Bruno Lage também analisou a quebra exibicional recente do Benfica, atribuindo-a a momentos específicos do jogo:
“Ainda não controlamos o jogo em certos momentos com bola. Perder a posse em dois ou três toques desgasta a equipa”.
Lage destacou a média de três golos por jogo nos últimos três meses, mas apontou a necessidade de treinar mais para melhorar a consistência em certos aspetos.
Veja também: Luisão anuncia saída surpreendente do Benfica e um novo desafio
Reação às Declarações de Rui Costa
Questionado sobre o impacto das palavras de Rui Costa, que pediu à equipa para passar o Natal em primeiro lugar, Lage foi claro:
“A pressão é constante neste clube. O empate com o AVS não foi consequência disso. Estamos numa posição em que dependemos apenas de nós para ser campeões. Acredito na resposta dos jogadores”.
Outros Temas: Proença, Luisão e Crescimento do Futebol Português
• Candidatura de Pedro Proença: Lage desejou sucesso ao candidato à presidência da FPF e destacou a importância de continuar o crescimento do futebol nacional.
• Saída de Luisão: Apesar de não ter trabalhado diretamente com o ex-capitão na sua função de diretor técnico, Lage elogiou a figura de liderança que Luisão representa para o clube.
Veja também: José Manuel Freitas arrasa após o AVS-Benfica: "Estou farto"
Próximo Desafio
Com o nevoeiro novamente a ameaçar, o foco do Benfica está em conseguir disputar o jogo e responder às dificuldades. Lage acredita na capacidade da equipa para alcançar o primeiro lugar e terminar 2024 na liderança.