Causso Daramé, ex-promessa do futebol português, foi condenado a quatro anos e quatro meses de prisão por esfaquear um jovem de 19 anos durante um assalto em maio de 2023, na cidade de Portsmouth, Reino Unido.
Veja também: Schmidt apontado a histórico da Premier League para substituir ex-FC Porto
A condenação, noticiada pelo jornal britânico The Sun, detalha o impacto brutal do ataque, que deixou a vítima com lesões permanentes. Após ser esfaqueada nas pernas, a vítima perdeu muito sangue e ficou temporariamente paralisada do joelho para baixo, necessitando agora de uma tala para andar.
A agressão ocorreu num contexto de assalto violento, onde Daramé roubou ainda um colar e uma pulseira à vítima. Este não é o único episódio criminal associado ao antigo jogador.
Em agosto do mesmo ano, foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão por posse de drogas, incluindo heroína e cocaína, avaliadas em cerca de 1200 euros. O advogado de Daramé revelou em tribunal que o jogador começou a conviver com traficantes de droga após o fim da sua carreira desportiva.
Veja também: José Manuel Freitas arrasa Martínez e deixa acusação grave sobre o Sporting
Daramé tinha sido uma grande promessa do futebol nacional, destacando-se ainda muito jovem e ganhando a oportunidade de jogar no Swansea, em 2015. Contudo, a sua passagem pelo futebol britânico ficou aquém das expectativas.
Em 2019, regressou a Portugal para jogar no Damaiense, uma equipa da última divisão nacional. Antes de abandonar definitivamente a carreira, ainda representou um clube amador na Alemanha.
Este caso trágico evidencia os perigos enfrentados por jovens jogadores que, ao não conseguirem corresponder às altas expectativas, acabam por enveredar por caminhos destrutivos.
Causso Daramé, que foi em tempos um talento promissor, é agora um exemplo do impacto devastador que más escolhas podem ter no percurso de vida de um atleta.
Veja também: Governo anuncia medida sobre jogos das competições europeias e portugueses aplaudem
A sua condenação e o desenlace deste caso servem como alerta para a necessidade de maior apoio psicológico e estrutural para jovens talentos, sobretudo aqueles que enfrentam dificuldades após o término precoce das suas carreiras.
O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!