adeptos-logo
Nacional
24/09/25 às 18:31

João Simões com nova estreia: Do Sporting para a faculdade

Médio de 18 anos do Sporting iniciou o curso de Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana e sublinha importância dos estudos como plano alternativo ao futebol.

João Simões, médio de 18 anos do Sporting e internacional sub-19, deu esta semana mais um passo fora dos relvados. Depois da promoção à equipa principal orientada por Rui Borges, o jovem ingressou no curso de Ciências do Desporto, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), em Lisboa.

Veja também: Adepto do Benfica irritado arrasa jogadores após o empate com o Rio Ave (VÍDEO)

À Sporting TV, o jogador confessou que o regresso às aulas lhe trouxe mais nervosismo do que um jogo em Alvalade.

É muito pior do que quando jogo. Prefiro estar no campo, é a minha praia (risos). Saio da Academia, vou para a universidade, tenho aulas e está feito. Se não conseguir ir tento acompanhar à distância com o que os professores colocam na plataforma. Vai ser um bom desafio”.

Simões destacou a importância de pensar no futuro para além do futebol: “Quero focar-me no futebol, mas como gosto mesmo de treinar e perceber o porquê de fazer os exercícios, a universidade ajuda-me a perceber. O futebol não é para sempre, temos de ter um plano B”.

Veja também: Gesto de adeptos do FC Porto que deixou Farioli a rir (VÍDEO)

A família tem desempenhado um papel fundamental no percurso do médio, desde os incentivos dos pais até à rivalidade saudável com o irmão mais velho.

Sempre foi o meu exemplo. Queria ser melhor do que ele na escola. No segundo ciclo consegui, depois no secundário já não tanto. Mas sempre me motivou”.

O jogador contou ainda com o apoio do Sporting, nomeadamente dos supervisores da formação: “Sempre nos incutiram a importância da escola. Notavam quando estávamos cansados, mas davam o apoio necessário. Diziam que eu era rabugento (risos)”.

Agora, já procura transmitir essa mensagem aos colegas mais novos: “Digo-lhes para nunca se esquecerem da escola. Dá-nos ferramentas importantes para o futuro e para o sucesso no futebol. É uma carreira curta. Posso ser duro com alguns, mas é para os ajudar”.

Veja também: Golo do Benfica contra o Rio Ave é bem anulado? A análise à arbitragem

Antes da estreia em Anatomofisiologia 1, João Simões garantiu que encara a sala de aula como o relvado:

Tenho de fazer valer a pena. Hoje estou cá, mas para a semana não sei se consigo por causa da Champions... É aproveitar ao máximo o tempo que estou cá!”.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues