A GNR deteve no domingo cinco adeptos do Benfica por posse de armas proibidas, quando estes se preparavam para viajar até ao Estádio do Dragão, onde o clube da Luz defrontaria o FC Porto no clássico da 28.ª jornada da I Liga.
Veja também: A reação do plantel e de Anselmi ao castigo imposto por Villas-Boas
De acordo com o comunicado oficial da corporação, a detenção ocorreu em Fafe, no distrito de Braga, após uma denúncia de distúrbios junto a uma associação desportiva. No local, os militares encontraram vários engenhos explosivos, vulgarmente conhecidos como petardos, tendo procedido a revistas de segurança.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos, pertencem a uma claque organizada — segundo a agência Lusa, tratava-se de membros dos No Name Boys, grupo associado ao Benfica.
«No seguimento de uma denúncia que dava conta de distúrbios junto a uma associação desportiva, envolvendo o rebentamento de engenhos explosivos, os militares da Guarda deslocaram-se ao local. Foram efetuadas revistas pessoais de segurança, que culminaram na detenção de cinco adeptos de uma claque, que se preparavam para se deslocar a um espetáculo desportivo», refere o comunicado.
Veja também: BOMBA: É o fim - Ronaldo troca Georgina por modelo árabe
Armas brancas, petardos e material de agressão
Durante a operação, a GNR apreendeu um arsenal preocupante: