adeptos-logo
Modalidades
10/08/25

A 2 semanas do Eurobasket, ataque de Portugal preocupa selecionador

A 17 dias da estreia no Eurobasket 2025, o selecionador nacional Mário Gomes não esconde a preocupação.

A 17 dias da estreia no Eurobasket 2025, o selecionador nacional Mário Gomes não esconde a preocupação com o rendimento ofensivo da seleção portuguesa de basquetebol. 

Veja também: Irmão de João Félix muito perto de deixar o Benfica

A derrota frente à Argentina (84-70), no terceiro jogo de preparação, em Madrid, expôs fragilidades no ataque que o técnico quer corrigir rapidamente. 

“Preocupa-me, fundamentalmente, a fluidez do nosso ataque. Estamos com muitos problemas nesse capítulo e temos mais duas semanas para melhorar”, afirmou Mário Gomes, sublinhando que, defensivamente, os erros foram muitas vezes consequência da frustração pela pouca eficácia ofensiva. 

O selecionador destacou ainda a má prestação no ressalto defensivo como fator decisivo para o adversário ganhar vantagem logo no início. “Os contra-ataques falhados e a ineficácia na tabela defensiva facilitaram a tarefa da Argentina”, explicou. 

Apesar das dificuldades, Gomes lembrou que o adversário ocupa o 8.º lugar do ranking mundial e está num estágio de preparação mais avançado. A equipa lusa apresentou-se desfalcada de Neemias Queta, Anthony da Silva e Cândido Sá (lesionados), mas já contou com o regresso do capitão Miguel Queiroz

Veja também: Sporting explica por que motivo avançou com queixa contra Lage

O poste português reconheceu que a equipa entrou “meio apática” e teve dificuldades em manter a consistência ao longo do jogo, mas acredita na evolução até ao arranque do Eurobasket: “Podíamos ter feito muito melhor, mas sinto que a equipa vai ganhando forma para estar no seu melhor quando for preciso”.

Portugal encerrou o estágio em Espanha com três particulares e regressa à competição na sexta-feira, frente à Islândia, em Braga, seguindo-se o duelo com a Suécia (sábado) e, a 21 de agosto, um teste com o Sporting, em Sines.

No Grupo A do Eurobasket, a seleção defrontará República Checa (27 de agosto), Sérvia (29), Turquia (30), Letónia (1 de setembro) e Estónia (3). Para seguir para os oitavos de final, terá de ficar entre os quatro primeiros classificados. 

Veja também: Colosso espanhol disposto a bater cláusula milionária de Mora

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues