adeptos-logo
Nacional
06/10/25 às 15:56

António Salvador arrasa os três grandes: "Terrorismo comunicacional"

Presidente do SC Braga exige rigor nas arbitragens, condena o ambiente tóxico criado pelos três grandes e alerta para a perda de competitividade do futebol nacional.

O presidente do SC Braga, António Salvador, lançou esta segunda-feira um forte apelo à mudança no futebol português, através de um comunicado oficial onde aponta críticas à arbitragem, denuncia o “terrorismo comunicacional” de Sporting, FC Porto e Benfica e alerta para o declínio competitivo de Portugal no panorama europeu.

Veja também: Penálti perdoado ao Benfica no Dragão? A análise à arbitragem do clássico (VÍDEO)

O dirigente bracarense endereçou “três preocupações” a entidades e responsáveis com peso direto em áreas estratégicas do futebol nacional, destacando a necessidade de transparência, coerência e ação efetiva por parte das autoridades desportivas.

⚖️ Críticas à arbitragem no Sporting–SC Braga

António Salvador começou por se insurgir contra os critérios de arbitragem verificados no encontro entre Sporting e SC Braga, da 8.ª jornada da Liga Betclic. O líder dos arsenalistas apontou “incoerência e arbitrariedade” nas decisões de campo e vídeo, citando lances de agarrões dentro da área que não foram sancionados.

A evidência das camisolas esticadas é validada nuns casos e ignorada noutros, motivando a confusão de treinadores e jogadores”, escreveu Salvador, pedindo “uma arbitragem com coerência e critério”.

O presidente sublinhou ainda a ausência de expulsões de Morita e Debast, que classificou como “incompreensível”, e defendeu que a nova fase comunicativa do setor deve ser acompanhada “por mais rigor e transparência”.

Veja também: Peixeirada entre Maniche e Rui Santos: "Não te admito, nem a ti nem a ninguém" (VÍDEO)

🗣️ “Terrorismo comunicacional” e ambiente tóxico

Num segundo ponto, António Salvador denunciou o que chamou de “terrorismo comunicacional” promovido pelos três grandes — Sporting, FC Porto e Benfica —, acusando-os de contribuírem para um clima de hostilidade e desinformação que prejudica todo o futebol português.

O nível da discussão recuou décadas e já vai na contabilidade dos vermelhos, dos verdes e dos azuis em cargos de poder, chegando ao cúmulo da inusitada revelação de supostas reuniões de mapeamento cromático”, afirmou o dirigente.

Salvador apelou à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para assumir uma postura firme e colocar “ordem na desordem instalada”.

A FPF tem um de dois caminhos: ou revela mão firme perante a desordem, ou será corresponsável pela crescente toxicidade que se tem permitido a alguns clubes e dirigentes".

Veja também: João Neves dispensado da Seleção e Martínez já chamou o substituto

🌍 Alerta sobre a competitividade e calendário europeu

O comunicado prossegue com um alerta sobre o desgaste competitivo do SC Braga e o impacto negativo da estrutura das competições europeias na valorização do futebol nacional.

É caricato que uma equipa com o histórico do SC Braga tenha de realizar seis jogos para garantir o acesso à segunda prova europeia”, lamentou Salvador, recordando que Portugal ocupa atualmente o 7.º lugar do ranking UEFA e corre o risco de ser ultrapassado pela Bélgica.

O presidente arsenalista destacou que o Braga já soma 16 jogos oficiais esta época, o dobro da maioria das equipas da Liga Betclic, e apelou à Liga Portugal para colocar em prática a “Meta 2028”, defendendo a centralização dos direitos televisivos e a revisão dos quadros competitivos.

A excelente visão da Liga Portugal tem de passar do plano das ideias para o plano da ação. É hora de o presidente da Liga usar as ferramentas ao seu dispor para que o nosso futebol evolua com quem o quer melhor e mais forte”.

Veja também: Benfica avança com queixa após o clássico com o FC Porto

📢 Apelo final

O texto termina com um tom de urgência e determinação:

Perante a enorme oportunidade que temos pela frente, não pode haver hesitações. Chegou o momento de a Liga Portugal tomar e assumir as opções que vão condicionar o futebol profissional para as próximas décadas”.

Com este comunicado, António Salvador reforça o papel do SC Braga como uma das vozes mais ativas na defesa da modernização e transparência do futebol português.

Veja também: Rúben Semedo perto de regressar ao futebol português

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues