adeptos-logo
Nacional
08/09/25 às 11:12

Ex-promessa do Benfica tirou 6 anos à idade para ser inscrito na FPF

Um caso polémico de falsificação de identidade volta a agitar o futebol português. Saiba mais pormenores.

Um caso polémico de falsificação de identidade volta a agitar o futebol português. Alamara Viriato Djabi, antigo jogador da formação do Benfica e atualmente ao serviço do Midtjylland, da Dinamarca, terá reduzido seis anos à sua idade para ser inscrito na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), revelou o jornal Público.

Veja também: Estratégia de Félix para o caso das fotos íntimas de Margarida Corceiro dá que falar

O médio guineense entrou em Portugal em 2019, apresentando documentos que indicavam ter 13 anos, quando, na realidade, tinha 19. Essa alteração permitiu-lhe ser registado na FPF como jovem promessa, abrindo-lhe portas para um percurso que incluiu passagens por Sporting, SC Braga e, sobretudo, Benfica, onde permaneceu cerca de quatro anos. Hoje, Djabi tem 24 anos e prepara-se para celebrar o 25.º aniversário.

Atualmente integrado no plantel principal do Midtjylland, da primeira divisão dinamarquesa, Djabi viu o seu nome envolvido em suspeitas sobre o processo de legalização e inscrição. O empresário Catió Baldé, responsável por intermediar a sua chegada, rejeitou qualquer envolvimento direto. Ainda assim, dirigentes do Olivais e Moscavide, clube pelo qual Djabi passou antes de ingressar nos encarnados, confirmaram a participação no esquema que possibilitou a falsificação.

Veja também: Menino arménio chora ao lado de Ronaldo e a reação do português dá que falar (VÍDEO)

O caso remete também para 2020, quando Catió Baldé foi acusado de corrupção passiva, após alegadamente ter pago mais de 20 mil euros a um funcionário da embaixada portuguesa na Guiné-Bissau. O objetivo seria garantir vistos para jovens atletas destinados ao Benfica.

A polémica levanta novamente questões sobre os mecanismos de controlo das inscrições de jogadores estrangeiros no futebol português e sobre a necessidade de reforçar a transparência nos processos de formação.

Veja também: Benfica já reagiu à polémica entre os dirigentes após Supertaça Feminina

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues