adeptos-logo
Internacional
13/03/25

UEFA esclarece penálti anulado a Álvarez e pondera medida drástica

Organismo confirma duplo toque e admite discutir possível mudança de regra. Saiba mais pormenores e partilhe a sua opinião.

A UEFA emitiu esta quinta-feira um comunicado oficial para esclarecer a anulação do penálti convertido por Julián Álvarez no Atlético de Madrid-Real Madrid (1-0, 2-4 pen.), a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Veja também: "Mandar o dono do United à m****?" Amorim responde e deixa tudo a rir (VÍDEO)

Segundo o organismo, o avançado tocou na bola duas vezes, primeiro com o pé de apoio e depois com o pé com que rematou. Esta infração foi detetada pelo VAR, que alertou o árbitro Szymon Marciniak para invalidar o golo.

🔹 📜 Comunicado da UEFA

O Atlético de Madrid questionou a UEFA acerca do incidente. Apesar de ser mínimo, o jogador fez contacto com a bola com o pé de apoio antes de a pontapear. Tendo em conta a regra corrente, o VAR foi obrigado a alertar o árbitro para que o golo fosse anulado”.

No mesmo comunicado, a UEFA revelou ainda que pretende discutir uma eventual mudança da regra com a International Football Association Board (IFAB), caso seja evidente que o duplo toque foi sem intenção.

Veja também: Dono do Man. United: "Digo a Amorim o que está mal e ele diz-me para me ir f****"

🔹 📌 O que diz a regra atual?

De acordo com as Leis do Jogo, um jogador que execute um penálti não pode tocar na bola duas vezes consecutivas sem que outro jogador o faça antes. O golo foi anulado e o Real Madrid acabou por sair vencedor no desempate.

🔹 🔥 Polémica em Madrid

A decisão gerou bastante contestação, com Diego Simeone a contestar a decisão e Thibaut Courtois a acusar o treinador do Atlético de vitimismo.

Veja também: Conceição criticado em Itália: "O Milan não é o FC Porto"

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues