O Benfica publicou este sábado, no seu site oficial, a proposta final de alteração dos estatutos, consolidada e disponível para consulta dos sócios durante os próximos 30 dias.
Veja também: Villas-Boas responde forte a ataque de J. Marques na AG do FC Porto
Após este período de análise, será marcada a data para a conclusão da Assembleia Geral, com votação final global por meio de voto físico.
Contudo, a proposta não está isenta de críticas. João Diogo Manteigas, advogado e assumido candidato às próximas eleições do clube, apontou uma “incongruência” no documento, referindo-se especificamente aos artigos 82.º e 83.º.
A “incongruência” identificada 🚨
Em comunicado, Manteigas destacou que:
“A redação do artigo 83.° é notoriamente incongruente com a proposta de redação intencionada e aprovada pelos sócios para efeitos do artigo 82.°”.
Veja também: A bicada do Lidl sobre a polémica de Coentrão que deixa tudo a rir
O problema, segundo o advogado, prende-se com o tratamento dado às Casas do Benfica e às filiais:
• O artigo 82.º, na nova redação, anulou o direito de voto das Casas do Benfica, excluindo as filiais.
• No entanto, o artigo 83.º, que não foi discutido no processo de revisão, mantém que as filiais têm direito a 20 votos nas assembleias gerais, criando uma aparente contradição.
Uma análise necessária 🔍
Manteigas reconheceu o esforço da Mesa da Assembleia Geral (MAG) para consolidar as propostas de alteração, mas sublinhou a importância do período de consulta:
“É exatamente para efeito de análise desta e de outras eventuais incongruências que servirão os próximos 30 dias. Solicita-se a todos os sócios que, na medida da sua vontade e disponibilidade, analisem aquele que é, sem sombra de dúvida, o documento mais relevante do universo benfiquista”.
Veja também: Surpresa: Vítor Bruno risca Pepê dos convocados para o Gil-FC Porto
Próximos passos 📅
Após o período de consulta pública, será agendada a votação final. Segundo o Benfica, a votação ocorrerá de forma presencial, com depósito de voto físico em urna, nos termos definidos pelos estatutos vigentes.