adeptos-logo
Nacional
14/06/25

O avançado pretendido por Rui Borges para substituir Gyökeres

O Sporting já se prepara para um futuro sem Viktor Gyökeres. Saiba mais pormenores e partilhe a sua opinião.

O Sporting já se prepara para um futuro sem Viktor Gyökeres. Com a saída do avançado sueco a tornar-se inevitável, Rui Borges perdeu as últimas reservas de esperança em contar com o goleador na época 2025/26. E, perante a inevitabilidade da mudança, o novo treinador leonino já traçou o perfil do sucessor — e não quer um simples substituto com as mesmas características. 

Veja também: O plano da Juventus para não pagar o que o FC Porto pede por Francisco Conceição

Gyökeres, que se destacou nos últimos dois anos em Alvalade pela potência física, explosão e ataque à profundidade, vai deixar uma herança difícil de igualar. Mas Rui Borges pretende seguir um rumo diferente. Segundo A Bola, o treinador leonino não quer um “clone” do sueco, preferindo um avançado com perfil distinto, capaz de oferecer maior versatilidade táctica à equipa. 

Três critérios essenciais para o novo avançado 

  1. Perfil diferente de Gyökeres – O sucessor não precisa de replicar a força física do sueco. O foco estará na capacidade de integração no sistema colectivo, mais do que em atributos individuais de explosão ou poder atlético. 
  1. Titularidade garantida – A nova contratação será feita para entrar diretamente no onze, sem margem para longas fases de adaptação. O jogador que chegar deverá ter rendimento imediato, ao contrário de nomes jovens ou em crescimento como Harder. 
  1. Grande investimento da SAD – O Sporting prepara-se para fazer o maior investimento da temporada neste novo avançado. A SAD leonina quer uma referência para o ataque e, em paralelo, também está à procura de um extremo-esquerdo versátil, que possa actuar tanto nas alas como no centro do ataque. 

Apesar de nomes como Lucas Stassin (Saint-Étienne), Rômulo Cardoso (Göztepe) e Franjo Ivanovic (Union SG) terem sido mencionados, A Bola garante que nenhum destes nomes faz parte da lista prioritária da SAD. O verdadeiro alvo permanece guardado a sete chaves. 

Veja também: Morata 'culpa' jogadores portugueses pelo penálti falhado na final da Liga das Nações

Pré-época pode começar… sem avançados 

Com a pré-época a arrancar a 1 de Julho, Rui Borges arrisca-se a começar os trabalhos sem nenhum avançado disponível. Gyökeres dificilmente se apresentará, e Harder estará ausente devido à participação no Europeu de sub-21. Por isso, o técnico vai olhar para dentro e dar uma oportunidade a um jovem da casa: Gabriel Silva, de apenas 18 anos. 

Gabriel actuou em três escalões na última época — juniores, equipa B e sub-23 — e é conhecido pela versatilidade e margem de progressão. Está identificado há vários meses pela nova equipa técnica e terá, nesta pré-época, a possibilidade de surpreender e garantir um lugar no plantel, tal como fez Quenda no Verão passado. 

 

Dossiê do ponta-de-lança: pressa, mas com critério 

Apesar da transferência de Gyökeres ainda não estar oficializada, a SAD já acelerou o processo de substituição, em sintonia com Rui Borges. O objectivo é fechar rapidamente a contratação do novo “9”, mesmo sabendo que esse negócio será exigente a vários níveis.

Além disso, o Sporting pretende acompanhar esta nova referência ofensiva com um extremo que possa também ser solução no centro do ataque, oferecendo assim alternativas tácticas e reforçando a frente de ataque com profundidade e polivalência. 

Veja também: Afinal Coventry pode lucrar com saída de Gyökeres do Sporting

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues