adeptos-logo
Nacional
11/01/25

Conselho de Arbitragem admite erro no Gil-Sporting (VÍDEO)

João Ferreira, do Conselho de Arbitragem, analisou o lance polémico que anulou o golo de Trincão e assumiu que André Narciso errou ao interromper a jogada antes da finalização.

O empate a zero entre Gil Vicente e Sporting, na 15.ª jornada da I Liga, continua a dar que falar. No programa Juízo Final, da Sport TV, João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem, admitiu que o árbitro André Narciso deveria ter esperado pela conclusão da jogada, em vez de apitar de imediato para assinalar um penálti que acabou revertido.

Veja também: Félix baila diante do defesa e marca um golaço na Taça (Vídeo)

O lance em causa ocorreu quando Debast se queixou de penálti e, no seguimento da jogada, Trincão marcou, mas o golo não contou porque o árbitro já tinha interrompido o jogo.

🎙️ Comunicação do VAR

📢 VAR (Luís Ferreira): “André, sugiro que venhas à zona de revisão para cancelar o penálti. O jogador não o atinge e ele deixa-se cair. Vou mostrar outra câmara em que vês o jogador a arrastar o pé antes do contacto.”

👨‍⚖️ Árbitro (André Narciso): “Não atinge a ponta da bota?

📢 VAR (Luís Ferreira): “Não, olha-o a arrastar o pé para se deixar cair… Se quiseres, mostro-te outra vez de frente.”

👨‍⚖️ Árbitro (André Narciso): “Luís, vou cancelar a decisão do penálti.”

Veja também: Ronaldo gastou mais de 50M€ num novo jato privado luxuoso (Vídeo)

👀 Conselho de Arbitragem reconhece erro

João Ferreira explicou que o protocolo do VAR obriga os árbitros a esperar pelo desfecho da jogada antes de apitar.

💬 “As instruções são para esperar a finalização. O facto de ter apitado até pode ter contribuído para que os jogadores parassem. O guarda-redes também parou. Provavelmente o desfecho depois até seria o mesmo, mas a partir do momento em que há o apito, o jogo está interrompido.”

O dirigente da arbitragem admitiu que a decisão de Narciso gerou desconforto e que o próprio árbitro não ficou satisfeito com o erro.

💬 “O que se pedia era que o André atrasasse o apito. Na versão corrida do lance, parece que há infração. Quando analisamos com mais detalhe, percebemos que o defensor não comete infração. O atacante encolhe-se e acaba por cair em cima do defensor.”

Veja também: Vinicius Jr. prestes a tornar-se dono de clube da II Liga

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues