Em conferência de imprensa realizada este sábado, Rui Borges abordou o duelo de amanhã frente ao Tondela, marcado para as 18h00, no Estádio João Cardoso.
Veja também: Comentador do Benfica arrasa Rui Costa: "Exemplo de cobardia" (VÍDEO)
O treinador do Sporting começou por desvalorizar os números negativos do adversário, alertando que podem ser enganadores.
“Pelo contrário. Esses dados por vezes podem levar ao engano. Jogam em casa, com casa cheia. É uma equipa que gosta de ter bola, até pela ideia do seu treinador, é alguém que gosta de criar. Penso que na sua grande maioria dos jogos teve a posse mais elevada do que os adversários. Cria muitas situações de finalização. É uma equipa super motivada, pode ser um bocadinho enganador. É estarmos em alerta e ligados.”
O técnico reforçou ainda o foco da equipa no campeonato, recordando as palavras de Pedro Gonçalves.
“Ainda ontem o Pote dizia isso, a nossa Champions é o campeonato. Temos de entrar com uma atitude competitiva como entrámos com o Marselha.”
Veja também: Tensão: Vieira intromete-se entre Noronha Lopes e Rui Costa: "Cala-te" (VÍDEO)
Questionado sobre a eventual titularidade de João Simões, Rui Borges não poupou elogios ao jovem jogador, destacando o seu amadurecimento e potencial de liderança.
“Está preparado como qualquer outro. Teve uma pré-época difícil, naquilo que era a capacidade que estávamos à espera. Foi crescendo. Está convocado. Amanhã veremos. Tem dado uma resposta fantástica. Vai ser um líder do Sporting, não tenho qualquer dúvida. Está na sua fase de maturidade, tem características muito boas. É um miúdo fantástico.”
O treinador falou também sobre a dificuldade de mudar o foco após uma jornada europeia, mas garantiu que o grupo está preparado.
“O jogo do Moreirense foi um grande jogo, fizemos um grande jogo de início ao fim. Com o SC Braga fizemos um jogo aquém, espero que possamos dar uma boa resposta. Essa mudança de chip é sempre muito difícil porque a confiança vai estar sempre em alta frente aos melhores. É ligá-los exatamente da mesma forma. Fico feliz pelo Pote ter dito isso ontem. Estes jogos temos de ganhar mesmo. Aqui e ali pode entrar o facilitismo, saber que eles estão ligados deixa-me tranquilo.”
Veja também: Mourinho revela reforços para janeiro e em quem votará nas eleições do Benfica
Confrontado com a ideia de que o Sporting atravessa uma fase menos positiva, Rui Borges foi perentório em negar.
“Vim a terreiro porque me perguntaram. Não vou falar em algo que não existe. É um jogo menos conseguido da nossa parte, apenas e só. Estamos em segundo. Perdemos um jogo em nossa casa, repartido. Na Taça passámos. Contra o SC Braga não conseguimos ser a equipa que vínhamos a ser. Isso (má fase) para mim não existe.”
O técnico leonino garantiu ainda que o foco está apenas no jogo com o Tondela, antes de pensar no confronto com o Alverca, para a Taça da Liga.
“É um jogo de cada vez. Vou com a melhor equipa que acho que é melhor para defrontar o Tondela. Depois com o Alverca logo se verá. Vamos fazer muitas mudanças. É dar oportunidades a jogadores que não têm tantos minutos e precisam. Não me preocupa em nada. Depois logo se verá quem está mais capacitado para dar uma boa resposta.”
Veja também: Rui Costa já votou e esta foi a sua reação sobre uma 2ª volta
Rui Borges aproveitou também para atualizar a situação clínica de alguns jogadores.
“[Diomande] penso que está. Deu a resposta em Paços, jogou os 90 minutos bons, está disponível, bem, melhor.”
“[Debast] nestes próximos três jogos estará fora da equipa.”
Por fim, o treinador elogiou o nível competitivo do campeonato e o equilíbrio entre as equipas.
“Só demonstra o que tenho dito. As equipas estão melhores, mais fortes em termos coletivos. O Gil Vicente está a fazer um grande campeonato, joga bem, tem boas soluções. O Moreirense, o Famalicão, o SC Braga e o Vitória SC também vão crescer. Estão cada vez mais competitivas.”
Com o Sporting a ocupar o 2.º lugar da Liga, Rui Borges sublinha que o foco é total no campeonato e garante que a equipa vai manter a atitude e competitividade que demonstrou nas vitórias europeias.
Veja também: Amorim atira-se a treinador do Liverpool: "Não me interessa o que ele diz"
