A seleção portuguesa de basquetebol recebeu este sábado boas notícias em relação a Neemias Queta. O poste dos Boston Celtics sofreu uma lesão ligeira na região da anca direita durante o jogo de quinta-feira frente à Espanha B, mas continua integrado nos trabalhos de preparação para o Eurobasket 2025.
Veja também: Supertaça ainda mexe: Sporting avança com queixa contra Lage
O incidente ocorreu a 2:12 minutos do final da partida em Málaga, que Portugal perdeu por 64-63. No mesmo encontro, o base Anthony da Silva também foi forçado a sair, no final do terceiro período, devido a uma “contusão óssea de pequena dimensão”.
De acordo com a Federação Portuguesa de Basquetebol, ambos os jogadores seguem o plano de reabilitação definido pela equipa médica, com a evolução clínica a ser avaliada diariamente.
Continuidade nos jogos de preparação
Apesar dos problemas físicos, Neemias Queta e Anthony da Silva mantêm-se integrados nos trabalhos da equipa, que este domingo defronta a Argentina, num encontro à porta fechada.
Veja também: Aí está o primeiro golo de Gyökeres pelo Arsenal (VÍDEO)
A participação em Málaga já deixou um momento histórico para o basquetebol português: a vitória frente à seleção principal de Espanha, campeã europeia em título, por 76-74 na terça-feira. Dois dias depois, a equipa caiu por margem mínima diante da Espanha B.
Rumo ao Eurobasket 2025
Depois do duelo com a Argentina, Portugal regressa a casa para defrontar, em Braga, a Islândia (sexta-feira) e a Suécia (sábado). Em Sines, está agendado um particular frente ao Sporting a 21 de agosto.
A 24 de agosto, a seleção parte para Riga, onde jogará o Grupo A do Eurobasket, enfrentando Chéquia (27), Sérvia (29), Turquia (30), Letónia (1 de setembro) e Estónia (3). Para avançar aos oitavos de final, Portugal terá de terminar entre os quatro primeiros classificados.
Veja também: Margaret Cho Ataca Dean Cain: “Nunca Vais Ser Branco” — A Nova Polémica do Superman Conservador 🦸🇺🇸
Esta será a quarta presença lusa numa fase final do Europeu, depois das participações em 1951 (15.º lugar), 2007 (9.º) e 2011 (21.º). A edição de 2025 será disputada entre 27 de agosto e 14 de setembro, com Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia como países anfitriões.