adeptos-logo
Nacional
15/09/25 às 20:47

Vieira revoltado com sondagem das eleições do Benfica e mete Varandas ao barulho

A candidatura “Voltar a Ganhar”, liderada por Luís Filipe Vieira, reagiu esta segunda-feira com dureza à última sondagem do NOW.

A candidatura “Voltar a Ganhar”, liderada por Luís Filipe Vieira, reagiu esta segunda-feira com dureza à sondagem da Intercampus divulgada pelo canal NOW, que coloca João Noronha Lopes na frente das intenções de voto para as eleições do Benfica.

Veja também: Dois treinadores de saída de clubes da I Liga ao fim de 5 jornadas

Em comunicado, a lista do antigo presidente falou em “relatos oculares” de irregularidades e recordou falhas de estudos anteriores.

Não comentamos sondagens. Não comentamos a sondagem de hoje, assim como não comentámos a de ontem: ‘Sondagem/Eleições no Benfica: Luís Filipe Vieira apenas a 6 pontos percentuais de Rui Costa. Noronha Lopes não chega aos 10 por cento – [Polígrafo]’. Mas não podemos ficar indiferentes às centenas de relatos oculares, em vídeo e em fotos, que recebemos sobre o que se passou na recolha de informação pela Intercampus na última sexta-feira, no Estádio da Luz”, começou por escrever a candidatura.

Entre as acusações estão alegadas falhas no processo: “Adeptos que não são Sócios a responder aos inquéritos como Sócios; Adeptos ou Sócios a responder mais do que uma vez ao mesmo inquérito; Adeptos ou Sócios próximos de algumas candidaturas a responder de forma organizada e massiva; Coação sobre Adeptos e Sócios que respondiam aos inquéritos e não estavam alinhados com essas candidaturas”.

Veja também: Keane arrasa Bruno Fernandes após derbi de Manchester: "Foi por causa dele..."

A lista de Vieira relembrou ainda falhas históricas das sondagens da empresa: “Os inquéritos junto aos estádios falham consecutivamente, como aconteceu em 2020 com a primeira sondagem da Intercampus para a eleição do Presidente do Sport Lisboa e Benfica, na qual a Luís Filipe Vieira foram atribuídos quase menos 30 pontos percentuais do que se veio a verificar na verdadeira contagem dos votos. A mesma Intercampus que, ao contrário do que foi hoje veiculado, colocou em 2018 João Benedito à frente de Frederico Varandas na sua sondagem, tendo afinal este último chegado à presidência do Sporting Clube de Portugal”.

Segundo Vieira, há três fatores que distorcem os resultados: “Além dos problemas relatados, que distorcem totalmente a sondagem, os inquéritos à porta do estádio falham, consecutivamente, porque: a) Sobrevalorizam as pessoas que vivem na região de proximidade do estádio; b) Podem ser condicionados por candidatos que se organizam para responder; c) A predisposição dos Adeptos ou Sócios muda consoante o resultado do jogo, podendo gerar resultados opostos no espaço de duas horas”.

Veja também: Amorim brutalmente honesto sobre comparação com Guardiola

A candidatura conclui em tom de protesto: “Perante tudo isto, não podemos calar a revolta de dezenas de milhares de Sócios que se sentem defraudados por este mau serviço ao Benfica. Viva o Benfica”.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!