O apito final no Estádio da Luz frente ao Fenerbahçe não só confirmou a presença do Benfica na fase de liga da Liga dos Campeões como também abriu as portas a um encaixe imediato de 18,62 milhões de euros nos cofres encarnados. Desse valor, 17,87 milhões serão pagos já a 19 de setembro pela UEFA, verba que também será distribuída pelo Sporting e pelos restantes 34 clubes apurados para a competição.
Veja também: A solução de Mauro Xavier para o caso Mora que revoltou portistas (VÍDEO)
A fase de liga promete ser decisiva não apenas em termos desportivos, mas sobretudo financeiros. Cada vitória valerá 2,1 milhões de euros, enquanto os empates rendem 700 mil euros. A classificação final nesta etapa pode garantir até 9,9 milhões de euros adicionais para o clube que terminar no topo.
Os prémios continuam a crescer nas eliminatórias seguintes: 11 milhões para os oitavos de final, com valores progressivos até 18,5 milhões para o finalista da prova. Assim, um campeão europeu que vencesse todos os jogos poderia arrecadar 92,2 milhões de euros em prémios desportivos.
Veja também: Filha de Ricardinho arrasa o pai: "A nossa relação..."
Mas os milhões não ficam por aqui. A UEFA distribui ainda 853 milhões através do chamado “pilar valor”, relativo aos direitos televisivos. Nesse campo, o Benfica encaixa 8,65 milhões de euros, correspondente ao 12.º lugar no ranking UEFA entre os 36 participantes, enquanto o Sporting soma 6,23 milhões por ser 19.º. No total já assegurado, o Benfica soma 27,5 milhões de euros, ficando 2,42 milhões acima dos leões.
Na época passada, os encarnados terminaram nos oitavos de final da Champions, garantindo 71,4 milhões de euros, enquanto o Sporting arrecadou 49 milhões, após cair no play-off. Este ano, com a nova fase de liga, as perspetivas financeiras podem ser ainda mais generosas para quem conseguir aliar os resultados ao prestígio europeu.
Veja também: Conhecido o árbitro do Sporting-FC Porto - ÚLTIMA HORA