Soualiho Meïté está cada vez mais perto de encerrar, de forma definitiva, a sua ligação ao Benfica. O médio francês, de 31 anos, que se encontra emprestado ao PAOK de Salónica, não entra nos planos futuros da SAD encarnada e já há movimentações concretas no sentido de garantir a sua continuidade na Grécia.
Veja também: Benfica com baixa de peso para o jogo decisivo em Braga
Segundo a imprensa local, Razvan Lucescu, treinador dos gregos, manifestou à direção do clube o desejo de manter o jogador para a próxima temporada. O técnico romeno terá mesmo estabelecido um acordo de cavalheiros com Meïté, que vê com bons olhos a continuidade em Salónica. O próximo passo pertence agora ao PAOK, que terá de chegar a um entendimento com o Benfica.
A boa notícia para os gregos é que o clube da Luz não deverá levantar grandes obstáculos. Meïté aufere um salário superior a dois milhões de euros anuais e não faz parte das contas de Bruno Lage para 2024/25. A sua saída permitiria um alívio significativo na folha salarial e encaixaria na estratégia de emagrecimento do plantel.
🎯 Tentativa falhada e nova oportunidade
Este não é o primeiro esforço do PAOK para assegurar Meïté em definitivo. No verão passado, houve acordo com o Benfica para a transferência, mas o negócio caiu por divergências salariais entre jogador e clube grego. O médio acabaria por ficar sem competir durante meses até que, no final de 2024, o PAOK voltou à carga e resgatou o francês por empréstimo, com opção de compra fixada em 1,5 milhões de euros.
Veja também: Sporting perde jogador para o resto da época após discussão com Otamendi
Ainda que esta época o rendimento do francês esteja longe de entusiasmar — 12 jogos e uma assistência —, Meïté é apreciado pela sua experiência e fiabilidade tática, sobretudo num plantel que pretende manter alguma solidez competitiva para lutar pelos lugares cimeiros da Superliga Grega. O PAOK terminou a época atrás de Olympiakos e Panathinaikos, mas quer reforçar-se com nomes conhecidos para voltar ao topo.
⚠️ Fora dos planos encarnados
No Benfica, Meïté nunca conseguiu justificar o investimento feito em 2021/22, quando chegou oriundo do Torino. Nesse ano, somou 27 jogos sem qualquer golo ou assistência e acabou por perder espaço. Desde então, tem sido sucessivamente emprestado e está claramente fora do projeto encarnado.
A sua saída, ainda por formalizar, deverá acontecer neste verão, podendo até passar pela rescisão amigável, como sucedeu com casos como o do brasileiro Gabriel, outro médio que não teve espaço na Luz e acabou por ser libertado.
Veja também: Família Addams Reunida: Netflix Revela Retrato Oficial da Segunda Temporada de Wednesday 🦇🖤
O dossier Meïté aproxima-se assim do fim. E tudo indica que, desta vez, será mesmo um ponto final definitivo. O futuro parece passar por Salónica… mas longe da Luz.