adeptos-logo
Internacional
26/03/25

Portugueses entre os possíveis sucessores de Dorival no Brasil

A pesada derrota do Brasil frente à Argentina (4-1), em Buenos Aires, terá ditado o início do fim da era Dorival Júnior no comando técnico da canarinha. 

A pesada derrota do Brasil frente à Argentina (4-1), em Buenos Aires, terá ditado o início do fim da era Dorival Júnior no comando técnico da canarinha. 

Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou

A pressão, já significativa desde o início do ano, tornou-se insustentável e, segundo avança o site Globo Esporte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já estuda alternativas — com dois treinadores portugueses na lista.

No cargo desde o início de 2024, Dorival viu o seu projeto ruir em poucos meses. Após o jogo, admitiu a gravidade do momento:
«É uma derrota significativa. Sei o quão má é, mas acredito verdadeiramente no meu trabalho. Este é o momento mais difícil de todos os meus anos no futebol. Mas nunca desisto».

Ainda assim, a estrutura da CBF deverá avançar para a substituição até ao verão, com o Mundial de Clubes a surgir como marco provável para a mudança no banco.

Veja também: Valor de mercado de Félix baixa para o nível dos tempos de Benfica

Entre os nomes em cima da mesa surgem Carlo Ancelotti, ainda ao serviço do Real Madrid, e Filipe Luís, técnico do Flamengo, mas também dois nomes bem conhecidos do futebol português: Jorge Jesus e Abel Ferreira.

🇵🇹 Jorge Jesus (Al Hilal)

O técnico que fez história no Flamengo entre 2019 e 2020 é um desejo antigo de muitos adeptos brasileiros e já confessou que “seria um sonho” treinar a seleção. Segundo a mesma fonte, o contrato com o Al Hilal termina em maio, e as conversações para renovação estão paradas, o que poderá abrir caminho ao regresso ao Brasil.

🇵🇹 Abel Ferreira (Palmeiras)

Já o treinador do Palmeiras vive o momento mais delicado da sua ligação ao clube paulista, com quem conquistou praticamente tudo desde que chegou. Em janeiro, Abel admitiu que 2025 poderá marcar o fim do seu ciclo no futebol brasileiro, embora esta não seja a primeira vez que o português admite a saída — algo que o clube, no passado, conseguiu inverter com renovações de contrato.

Veja também: Tal como o Euro 2016: O show de Ronaldo no banco do Portugal-Dinamarca

A seleção brasileira encontra-se atualmente em quarto lugar na qualificação sul-americana para o Mundial 2026, com 21 pontos, mais 6 do que a Venezuela (posição de play-off) e 7 que a Bolívia, a primeira fora da zona de apuramento.

O cenário de mudança técnica parece inevitável, e Portugal poderá voltar a ter um dos seus treinadores no comando de uma das seleções mais prestigiadas do futebol mundial.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!