A Supertaça Cândido de Oliveira 2024/25 poderá valer bem mais do que um troféu simbólico de início de temporada. Em jogo está a liderança histórica do futebol português em número total de títulos oficiais conquistados.
Veja também: Nem na equipa B: Farioli encosta mais um jogador do FC Porto
Benfica e FC Porto chegam à final desta quinta-feira, no Estádio Algarve, com 86 troféus cada um. Uma vitória frente ao Sporting permitiria aos encarnados isolarem-se no topo da tabela, com 87 conquistas, ultrapassando os rivais azuis e brancos, que detêm atualmente o mesmo número.
Uma década de equilíbrio absoluto
A luta pelo estatuto de clube mais titulado em Portugal tem sido renhida. Em 2013, o FC Porto tinha 74 títulos, mais seis que o Benfica (68). Mas os encarnados responderam com um impressionante parcial de 13-0, que incluiu o histórico tetra campeonato, três Taças da Liga, duas Taças de Portugal e quatro Supertaças. Chegaram assim aos 81 troféus, contra 74 dos dragões.
O FC Porto voltou à carga com a vitória no campeonato de 2017/18, negando o penta aos encarnados. O Benfica respondeu na época seguinte com nova conquista da Liga, mas os dragões venceram a Supertaça.
Em 2019/20, os encarnados ergueram a Supertaça, mas o FC Porto somou a dobradinha. Em 2020/21, nova Supertaça para os portistas, que voltariam a repetir a dobradinha em 2021/22.
Veja também: João Cancelo furioso à pancada em discoteca no Algarve
Troféu a troféu até à igualdade
A época de 2022/23 foi decisiva no reequilíbrio: o FC Porto venceu Supertaça, Taça de Portugal e Taça da Liga, enquanto o Benfica se ficou pelo campeonato. O empate a 84 títulos estava feito.
Nas duas temporadas seguintes, manteve-se o braço-de-ferro: o Benfica ganhou uma Supertaça e uma Taça da Liga; o FC Porto venceu uma Taça de Portugal e outra Supertaça. Resultado: igualdade a 86 troféus cada.
O Sporting, por sua vez, soma agora 57 títulos, depois de uma época 2024/25 de sucesso, com dobradinha (campeonato e Taça de Portugal), mas continua a 29 troféus dos dois maiores rivais.
Veja também: Benfica olha para craque italiano como alternativa a Moussa
Como se distribuem os títulos?
FC Porto: