Samu Aghehowa, avançado do FC Porto, conheceu esta terça-feira a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (CD da FPF) sobre o incidente registado após o jogo com o Gil Vicente (1-3), da 18.ª jornada da I Liga. O jogador evitou um novo castigo disciplinar e foi sancionado apenas com uma multa no valor de 612 euros.
Veja também: O apalpão que está a indignar o futebol feminino em Espanha (Vídeo)
🧐 O que aconteceu?
🎥 O lance polémico ocorreu no final do jogo, quando Samu desferiu um murro num painel publicitário utilizado para as flash interviews do canal de televisão que detém os direitos de transmissão.
📝 O gesto não constava no relatório do árbitro Fábio Veríssimo, mas foi noticiado na comunicação social, levando à abertura de um processo disciplinar por parte do CD da FPF.
💰 Decisão final:
🔹 Multa de 612 euros ao abrigo do artigo 167.º do Regulamento Disciplinar da Liga Portugal (Uso de expressões ou gestos grosseiros, impróprios ou incorretos).
Veja também: Os 4 jogadores do Benfica em risco de falhar a 2ª mão do playoff
❌ Já tinha sido castigado…
Antes deste desfecho, Samu já tinha cumprido um jogo de suspensão por ter sido expulso após o apito final do jogo com o Gil Vicente. O avançado confrontou verbalmente o árbitro Fábio Veríssimo e, segundo o relatório, disse:
🗣️ «Vieste aqui para nos f…!»
O FC Porto defendeu que a expressão não tinha um significado ofensivo, argumentando que a tradução da frase para espanhol — “Parece que nos quieren mal, joder!” — não teria a mesma carga. No entanto, o Conselho de Disciplina rejeitou a contestação e manteve a decisão inicial.