A Premier League garantiu, pela primeira vez na história, a presença de seis clubes na Liga dos Campeões 2025/26. Este marco foi alcançado graças à classificação de Manchester United e Tottenham para a final da Liga Europa. Como o vencedor da competição assegura uma vaga na Champions, e ambos os clubes estão fora do top 5 da liga, a Inglaterra terá seis representantes na principal competição europeia de clubes.
Veja também: Benfica ou Sporting? Amorim revela por quem vai torcer no derbi
Além disso, a Premier League beneficiou de uma vaga extra devido ao seu desempenho no ranking de coeficientes da UEFA, permitindo que os cinco primeiros classificados da liga se qualifiquem diretamente para a Champions.
Europa League e Liga Conferência: mais três vagas asseguradas
Com a distribuição habitual de vagas europeias, a Inglaterra terá também representantes na Liga Europa e na Liga Conferência. O sexto classificado da Premier League e o vencedor da Taça de Inglaterra garantem presença na Liga Europa. Se o vencedor da Taça de Inglaterra já estiver qualificado para a Champions, a vaga é atribuída ao próximo classificado na liga.
Na Liga Conferência, o vencedor da Taça da Liga assegura a vaga. Caso este já esteja qualificado para outra competição europeia, a vaga é atribuída ao próximo classificado na Premier League.
Veja também: Sofia Oliveira arrasa Rui Borges após o Sporting-Gil: "É um parolo" (VÍDEO)
Chelsea pode elevar número para dez equipas inglesas na Europa
O Chelsea, atualmente fora das posições de qualificação europeia na Premier League, está na final da Liga Conferência. Se os blues vencerem a competição, garantirão uma vaga na Liga Europa, elevando para dez o número de equipas inglesas nas competições europeias na próxima época.
Resumo das equipas inglesas nas competições europeias 2025/26