adeptos-logo
Nacional
13/11/25 às 14:50

O jogador do Sporting que Farioli tentou contratar

Ainda em janeiro de 2024, o Ajax — então comandado por Francesco Farioli — tentou assegurar o jovem lateral-direito.

A contratação de Georgios Vagiannidis pelo Sporting, no último mercado de verão, foi o desfecho de uma corrida que já durava há mais de um ano. Ainda em janeiro de 2024, o Ajax — então comandado por Francesco Farioli — tentou assegurar o jovem lateral-direito, que começava a destacar-se no Panathinaikos e na seleção grega. Os neerlandeses chegaram aos 7,5 milhões de euros, mas o clube de Atenas recusou negociar.

Veja também: Paulo Catarro não tem dúvidas sobre qual a equipa mais prejudicada da Liga (VÍDEO)

O Sporting, que já o tinha referenciado desde 2023 e também tentara contratá-lo no mercado de inverno, viu igualmente as portas fechadas. Só meses depois, já com Farioli no FC Porto, os leões conseguiram fechar o acordo: 12 milhões de euros mais 2,5 milhões por objetivos, contrato até 2030 e cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.

Vagiannidis entrou diretamente nas escolhas de Rui Borges, mas tem alternado a titularidade com Iván Fresneda, repetindo um padrão de adaptação semelhante ao do espanhol na época passada.

Até ao momento:

  • Vagiannidis: 12 jogos, 788 minutos, 3 assistências

  • Fresneda: 14 jogos, 873 minutos, 1 assistência

Apesar de ter perdido algum espaço nos últimos encontros, o grego continua plenamente integrado nas opções técnicas e mantém a confiança da estrutura leonina.

Veja também: Campo de clube português desabou devido ao mau tempo

Durante esta pausa internacional, o lateral está ao serviço da Grécia, que já não tem hipóteses de alcançar o Mundial. A convocatória serve-lhe de escape e motivação, num período em que procura consolidar o seu rendimento em Portugal.

O defesa pretende regressar a Alvalade “de cabeça limpa” e reforçar a sua afirmação num clube onde sente que ainda está a cumprir o natural processo de adaptação a um novo país, nova cultura e novo nível de exigência.

Formado no Panathinaikos, onde se destacou cedo, Vagiannidis deu o salto para Itália em 2020/21, ao assinar pelo Inter. Foi depois emprestado ao Saint-Truiden, na Bélgica, regressando a Atenas em 2021, onde relançou a carreira.

Veja também: Ex-Real Madrid que passou mal com Mourinho: "O que me magoou..."

Agora, em Alvalade, quer mostrar por que razão o Sporting insistiu tanto em contratá-lo — e por que motivo Farioli também o via como um lateral ideal para o seu modelo de jogo.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!