adeptos-logo
Nacional
23/04/25

Benfica atravessa a 2ª maior seca de sempre na Taça

O Benfica está a atravessar a sua segunda maior seca de sempre na Taça de Portugal. Saiba mais pormenores.

O Benfica está a atravessar a sua segunda maior seca de sempre na Taça de Portugal. A última vez que os encarnados ergueram o troféu foi em 2017, após vitória sobre o Vitória de Guimarães (2-1). Desde então, já passaram sete temporadas sem conquistar o título — igualando dois outros períodos negros da sua história. 

Veja também: Lage avança com surpresa no onze para o Benfica-Tirsense

Caso não consiga vencer a edição de 2024/25, os encarnados alcançarão oito épocas consecutivas sem triunfar, aproximando-se do recorde negativo absoluto: nove temporadas entre 2004/05 e 2012/13

Um jejum com várias finais perdidas 

Durante esta seca atual, o Benfica já perdeu duas finais da prova rainha: 

  • 🟥 2019/20 – Derrota frente ao FC Porto 
  • 🟥 2020/21 – Derrota frente ao SC Braga 

Curiosamente, nas nove temporadas do maior jejum da história encarnada (2005 a 2013), o Benfica também foi derrotado em duas finais: frente ao Vitória de Setúbal (2004/05) e ao Vitória SC (2012/13), além de ter perdido a Liga Europa e o campeonato no mesmo ano. 

Veja também: Martim Fernandes mostra provas para se defender no caso da noitada

🦁 Final com o Sporting à vista 

Com a vitória por 5-0 na primeira mão frente ao Tirsense, o Benfica tem praticamente garantido o apuramento para a final do Jamor, onde poderá defrontar o Sporting — já apurado após eliminar o Rio Ave. 

O dérbi promete ser um dos mais quentes dos últimos anos, não só pela rivalidade histórica, mas pelo peso simbólico que poderá ter para os encarnados: colocar fim à seca de títulos na Taça de Portugal

📉 Rivais a aproveitar 

Durante este período de seca, o FC Porto aproveitou para conquistar quatro troféus, enquanto Sporting, SC Braga e até o modesto Aves também levantaram a Taça. 

Veja também: 🏎️ OutRun Acelera para o Cinema com Michael Bay e Sydney Sweeney ao Volante

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues