A corrida final ao Mundial 2026 ganhou forma esta quinta-feira com os sorteios dos playoffs intercontinentais e europeus, que completarão a lista das 48 seleções qualificadas para o torneio a disputar no Canadá, Estados Unidos e México.
Veja também: Besiktas quer craque do Sporting que está em final de contrato
No playoff intercontinental, que reúne equipas de quatro confederações — exceto a europeia — ficaram definidas as seis seleções que lutarão por duas vagas. Iraque (AFC), Bolívia (CONMEBOL), República Democrática do Congo (CAF), Nova Caledónia (OFC), Jamaica e Suriname (CONCACAF) disputam um mini-torneio em formato de meias-finais e final, agendado para decorrer entre 23 e 31 de março de 2026 nas cidades mexicanas de Guadalajara e Monterrey.
Segundo as regras previamente estabelecidas pela FIFA, as duas seleções melhor posicionadas no ranking — Iraque e RD Congo — entram diretamente nas finais dos seus respetivos caminhos. O sorteio ditou que Nova Caledónia enfrentará a Jamaica, com o vencedor a encontrar a RD Congo, enquanto Bolívia e Suriname discutem o acesso à final contra o Iraque. Destas seis equipas sairão as últimas duas seleções não europeias a carimbarem o passaporte para o Mundial.
No continente europeu, estão em disputa as quatro vagas restantes, com 16 seleções distribuídas por quatro caminhos distintos. As meias-finais serão disputadas a 26 de março de 2026 e as finais a 31 do mesmo mês, ambas a jogo único.
Veja também: Peixeirada entre Tiago Silva e Marco Pina acaba com ameaças e insultos (VÍDEO)
No Caminho A, a Itália, campeã europeia em 2021 e ausente no Mundial 2022, mede forças com a Irlanda do Norte, enquanto País de Gales enfrenta a Bósnia-Herzegovina. Os vencedores destes encontros disputarão o apuramento na final. Já no Caminho B, a Ucrânia defronta a Suécia e a Polónia enfrenta a Albânia, ficando o vencedor final entre estes dois duelos.
O Caminho C juntou Turquia e Roménia numa meia-final, enquanto a Eslováquia terá pela frente o Kosovo. O apurado sairá da final entre os vencedores. Por fim, no Caminho D, a Dinamarca joga com a Macedónia do Norte e a República Checa enfrenta a República da Irlanda, completando o quadro de seleções que tentarão garantir um lugar na fase final.
As quatro equipas apuradas juntar-se-ão às 12 seleções europeias já qualificadas diretamente: Inglaterra, França, Croácia, Portugal, Noruega, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Bélgica, Suíça, Escócia e Áustria. A definição destes playoffs aproxima o sorteio final da fase de grupos do Mundial, marcado para 5 de dezembro, e um passo mais se dá rumo à primeira edição com 48 participantes.
Veja também: Vídeo de Ronaldo e Trump a darem toques na bola já é viral
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!
