adeptos-logo
Nacional
28/07/25

Rui Barros e Paulo Assunção acreditam no FC Porto: “Cada jogo tem de ser uma final”

Antigos campeões vêem sinais positivos no novo ciclo liderado por Villas-Boas e Farioli. Saiba mais.

Rui Barros e Paulo Assunção, dois nomes com peso na história do FC Porto, não escondem o otimismo em relação à época 2025/26. À margem da Liga Portugal Legends, torneio realizado na Nazaré e vencido pelos dragões, ambos reforçaram a confiança no novo projecto azul e branco, agora com Francesco Farioli ao leme. 

Espero uma grande ambição e o treinador e os jogadores têm demonstrado isso mesmo. É uma nova época e eles têm de saber que é o FC Porto e que o FC Porto está ali para jogar por títulos”, sublinhou Rui Barros, que, como jogador, foi figura central do pentacampeonato entre 1995 e 1999, e já antes tinha conquistado a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia

Apesar de ainda não avaliar em detalhe os reforços que chegaram ao Dragão, o antigo avançado mostrou total confiança na liderança de André Villas-Boas e no trabalho que Farioli já está a desenvolver: “Acho que vamos fazer um grande campeonato”. 

“Com raça e sem medo de ninguém” 

Também Paulo Assunção, que somou mais de 100 jogos pelo FC Porto entre 2005 e 2008, vê no novo ciclo portista razões para acreditar num regresso aos títulos.

Tem vindo a fazer boas contratações, com um mister novo, com o regresso do Lucho González, que é um ídolo… Está no caminho certo, mas é jogo a jogo”, analisou o antigo médio defensivo. 

Assunção destacou o ADN competitivo do clube: “A nossa marca é a de uma equipa muito forte e lutadora. O FC Porto vai ter de jogar cada jogo como se fosse uma final e será esse o segredo. Com raça e sem medo de ninguém”. 

Sobre o treinador italiano, que chega com uma proposta tática ambiciosa e moderna, o antigo médio vê mais-valias claras, mas reforça a importância do colectivo: “A base já está ali e as contratações são para acrescentar. Mas terão de ser todos juntos e sempre com o colectivo acima do individual”. 

Um FC Porto renovado… e ambicioso 

O FC Porto tem-se movimentado com intensidade no mercado. Entre os reforços já assegurados destacam-se o guarda-redes João Costa, os defesas Domink Prpic e Alberto Costa, os médios Gabri Veiga e Victor Froholdt, e o avançado Borja Sainz. O objetivo passa por melhorar significativamente o desempenho da época passada, que terminou com o terceiro lugar na Liga e eliminações prematuras nas taças. 

Rui Barros lembrou ainda que, para além dos três “crónicos candidatos ao título” — FC Porto, Benfica e Sporting —, o SC Braga também pode ter uma palavra a dizer nesta nova temporada. 

Na Luz, em Alvalade ou no Minho, os portistas vão querer marcar território desde o início. E, para Rui Barros e Paulo Assunção, não restam dúvidas: a exigência será máxima em cada jogo. Afinal, no FC Porto, não se entra em campo para fazer figura — entra-se para vencer. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues