adeptos-logo
Nacional
23/01/25

O discurso de Martín Anselmi que está a conquistar os portistas (Vídeo)

Martín Anselmi é o nome escolhido por André Villas-Boas e pela estrutura do FC Porto para assumir o comando técnico.

Martín Anselmi é o nome escolhido por André Villas-Boas e pela estrutura do FC Porto para assumir o comando técnico, sucedendo a Vítor Bruno

Aos 39 anos, o argentino é considerado um dos treinadores mais promissores da América do Sul, reconhecido pelos seus métodos inovadores e pela capacidade de extrair o melhor das equipas que orienta.

Com passagens de sucesso pelo Independiente del Valle, no Equador, e mais recentemente pelo Cruz Azul, do México, Anselmi é visto como uma escolha “fora da caixa” para os padrões europeus, mas que promete trazer uma abordagem única e entusiasta ao futebol portista.

A visão de equipa de Martín Anselmi

Anselmi destaca-se pelo compromisso com a união do grupo e pela filosofia de que o sucesso coletivo está acima das ambições individuais. Um dos seus discursos sobre o conceito de equipa tornou-se viral e demonstra bem o que os adeptos do FC Porto podem esperar da sua liderança:

Uma equipa significa que um grupo de indivíduos deixa de ter os seus objetivos pessoais e passa a ter um propósito maior. Para ser parte de uma equipa, há momentos em que vamos ter que fazer coisas que não gostamos de fazer. Isso acontece com todos nós, em qualquer trabalho. Mas quando há um propósito maior e os que estão no grupo sentem isso, passamos de um grupo para uma equipa.”

Veja também: Os detalhes do acordo fechado entre Anselmi e o FC Porto

O argentino enfatiza que o compromisso e a disciplina de cada jogador são essenciais para o sucesso:

Se me custa levantar cedo, tenho que o fazer, porque se chego tarde e há 24 jogadores à minha espera, estou a prejudicar a equipa. Se ao fim de semana gosto de beber 10 cervejas, tenho que tomar só uma. Ou nenhuma. Porque se não me cuido, estou a piorar como indivíduo e a prejudicar a equipa. Quando o indivíduo melhora, a equipa melhora, e isso eleva todos ao mesmo tempo.”

O impacto esperado no FC Porto

Com esta mentalidade, Martín Anselmi traz um enfoque no trabalho coletivo e na elevação dos padrões de rendimento, características que se alinham com a tradição de rigor e ambição do FC Porto. A sua capacidade de gerir grupos e transformar jogadores em versões melhores de si mesmos promete ser um dos grandes pilares para o sucesso nos desafios que se avizinham, tanto a nível interno como nas competições europeias.

Veja também: O gesto polémico de Rui Costa com o árbitro no túnel da Luz após o Benfica-Barça

Veja o vídeo abaixo.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues