adeptos-logo
Nacional
27/05/25

Presidente da Liga reage à fúria do Benfica contra a arbitragem da final da Taça

Reinaldo Teixeira, veio esta terça-feira assumir um papel de moderação e apelar ao diálogo. Saiba mais.

No seguimento da contestação pública do Benfica à arbitragem da final da Taça de Portugal, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Reinaldo Teixeira, veio esta terça-feira assumir um papel de moderação e apelar ao diálogo. O dirigente garantiu que está disponível para ouvir os encarnados e tentar, “nas discordâncias, encontrar pontos de consenso”. 

Veja também: Publicação da jornalista Sandra Felgueiras sobre a final da Taça já é viral

À margem da 3.ª Conferência Bola Branca, em Lisboa, Reinaldo Teixeira manifestou-se disponível para mediar o diferendo e recusar o caminho da polémica: 

“A mim e à minha equipa compete-nos, com diálogo e entendimento, encontrar pontos de consenso. Quero ser presidente de todas as sociedades desportivas. Cabe-nos ouvir e tentar melhorar o caminho.” 

Crise aberta após o Jamor 

A reação da Liga surge na sequência do comunicado divulgado na segunda-feira pelo Benfica, no qual os encarnados anunciaram a apresentação de participações disciplinares contra árbitros e o rompimento com vários projetos estruturais, incluindo a centralização dos direitos televisivos e a cedência do Estádio da Luz à Seleção Nacional

Apesar do tom duro da nota oficial encarnada, Reinaldo Teixeira desdramatizou, mostrando confiança num desfecho construtivo: 

“Sempre ouvi uma linguagem construtiva por parte do Benfica. O Dr. Nuno Catarino, por exemplo, falou hoje de forma clara: é preciso refletir para dar dois passos em frente”.

Veja também: Namorado deixa jovem a jantar sozinha até apareceu Gyökeres e deu nisto (VÍDEO)

O presidente da Liga assegurou que não está em causa o compromisso com os projetos em curso: 

“Nada do que foi dito inviabiliza o caminho que estamos a tentar construir. Amanhã [quarta-feira] há cimeira e vamos ouvir todos. Cabe-nos ter coragem nos momentos mais sensíveis.” 

Arbitragem no centro do debate 

Sem ignorar a origem do conflito — a polémica arbitragem da final entre Benfica e Sporting (3-1 após prolongamento) — Reinaldo Teixeira abordou também a necessidade de reformar e proteger o setor da arbitragem, que qualificou como “desafiante”: 

“Temos obrigação de contribuir para o bom desempenho da arbitragem. Quanto melhor ela for, melhores serão as competições.” 

Num momento delicado para o futebol português, a Liga tenta manter a ponte aberta com todos os clubes, mesmo com os mais críticos, numa altura em que as feridas institucionais estão à flor da pele

Veja também: Varandas responde aos polémicos áudios de Rui Costa (VÍDEO)

Considera-se uma enciclopédia do futebol, ao estilo Luís Freitas Lobo? Então prove-o! teste os seus conhecimentos aqui!