adeptos-logo
Nacional
30/04/25

Hugo Viana ilibado de sanção quando já não está no Sporting

Hugo Viana, ex-diretor desportivo do Sporting e atualmente no Manchester City, foi ilibado de uma multa.

Hugo Viana, ex-diretor desportivo do Sporting e atual responsável pelo departamento de futebol do Manchester City, foi ilibado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) de uma multa de 765 euros aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). 

Veja também: Mulher descobre traição de Artur Jorge de forma insólita

A sanção, imposta em janeiro, referia-se à sua permanência no túnel de acesso ao relvado nos minutos finais do jogo entre Vitória de Guimarães e Sporting, a 3 de janeiro, contrariando as indicações do delegado ao jogo. 

O TAD concluiu que o Regulamento de Competições não estabelece uma obrigação específica para o delegado ao jogo permanecer no banco de suplentes durante todo o tempo regulamentar. Assim, a presença de Hugo Viana na zona técnica, concretamente no acesso ao túnel, não constituiu violação de qualquer dever regulamentar. O acórdão sublinha o princípio jurídico “nulla poena sine lege”, afirmando que o ex-dirigente não cometeu infração disciplinar. 

Veja também: Conselho de Arbitragem anuncia mudança no VAR do Estoril-Benfica

Esta decisão surge após Hugo Viana ter solicitado a antecipação da sua saída do Sporting, inicialmente prevista para o final da época, tendo assumido funções no Manchester City a 1 de abril. A ilibação pelo TAD encerra assim um capítulo disciplinar que se prolongou para lá da sua ligação ao clube de Alvalade. 

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues