adeptos-logo
Nacional
07/10/25 às 09:12

Rui Costa constituído arguido em processo polémico e Benfica já reagiu

O Benfica reagiu esta segunda-feira à constituição de Rui Costa como arguido. Saiba mais pormenores.

O Benfica reagiu esta segunda-feira à constituição de Rui Costa como arguido no âmbito de um processo relacionado com a violação das sanções da União Europeia à Rússia, garantindo que o presidente não teve qualquer responsabilidade ou conhecimento direto da operação que está sob investigação.

Veja também: Penálti perdoado ao Benfica no Dragão? A análise à arbitragem do clássico (VÍDEO)

O caso remonta a 2023, quando o Benfica transferiu o defesa argentino Germán Conti para o Lokomotiv Moscovo, num negócio que, segundo a CNN Portugal, pode ter violado as medidas restritivas impostas pela União Europeia a entidades russas. As autoridades suspeitam ainda de branqueamento de capitais, uma vez que os 76 mil euros do negócio foram transferidos diretamente da conta do clube russo para o Benfica, sem intermediários.

Em comunicado, o Benfica clarificou que Germán Conti foi cedido sem qualquer contrapartida financeira durante a época 2022/23, e que, na temporada seguinte, recebeu 70 mil euros referentes à percentagem que detinha do passe do jogador.

⁠⁠Quando se tomou conhecimento do entendimento do Ministério Público, de que na data da transferência o clube estaria abrangido por sanções da União Europeia, o Benfica imediatamente fez cessar os efeitos do referido contrato e recusou receber qualquer pagamento”, refere a nota oficial.

Veja também: Peixeirada entre Maniche e Rui Santos: "Não te admito, nem a ti nem a ninguém" (VÍDEO)

O clube da Luz sublinha ainda que “quer a venda do jogador que deu lugar ao pagamento do valor acima referido ao Benfica, quer o pagamento daquele valor, que viria a ser bloqueado por ordem do Ministério Público, não eram do conhecimento ou da responsabilidade do presidente Rui Costa”.

Quanto ao adiamento da audição de Rui Costa no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), o Benfica explicou que o mesmo ocorreu por motivos de agenda, já que a data coincidia com a apresentação do plantel e uma reunião dos órgãos sociais para discutir alterações estatutárias.

Feita essa prova, o Ministério Público entendeu adiar a diligência. Aguarda-se novo agendamento”, acrescenta o clube.

O Benfica conclui afirmando que nem os seus serviços internos nem a instituição financeira envolvida identificaram qualquer anomalia na operação, defendendo assim a legalidade do processo e a conduta de Rui Costa.

Veja também: Penálti perdoado ao Benfica? A análise de Jorge Coroado dá que falar (VÍDEO)

Leia abaixo o comunicado na íntegra:

"1.⁠ ⁠O Sport Lisboa e Benfica cedeu um jogador sem contrapartida financeira, na época de 2022/23, a um clube de futebol russo;

2.⁠ ⁠Na época seguinte, o clube russo vendeu esse jogador a um terceiro clube. Como o Sport Lisboa e Benfica era detentor de uma percentagem do passe do atleta, o clube russo transferiu para o Benfica o montante correspondente àquela percentagem: 70 mil euros;

3.⁠ ⁠⁠A transferência em causa foi validada pelo TMS da FIFA;

4.⁠ ⁠⁠Quando se tomou conhecimento do entendimento do Ministério Público, de que na data da transferência o clube estaria abrangido por sanções da União Europeia, o Benfica imediatamente fez cessar os efeitos do referido contrato e recusou receber qualquer pagamento;

5.⁠ Quer a venda do jogador que deu lugar ao pagamento do valor acima referido ao Benfica, quer o pagamento daquele valor, que viria a ser bloqueado por ordem do Ministério Público, não eram do conhecimento ou da responsabilidade do Presidente Rui Costa;

6.⁠ ⁠⁠A notificação do Ministério Público foi feita ao legal representante do Sport Lisboa e Benfica, que é o Presidente Rui Costa;

7.⁠ ⁠⁠A data para inquirição coincidia com a data de apresentação do plantel para a presente época bem como da reunião do Plenário dos Órgãos Sociais, agendada para apreciar a proposta de alteração estatutária, pelo que, feita essa prova, o Ministério Público entendeu adiar a diligência. Aguarda-se novo agendamento;

8.⁠ ⁠⁠Nem o Clube, por via dos seus serviços, nem a instituição financeira que acompanhou a questão, na altura, identificaram alguma anomalia na operação".

Veja também: Di María entortou Acuña com esta finta que já é viral (Vídeo)

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues