adeptos-logo
Modalidades
03/02/25

Patrícia Sampaio conquista o ouro no Grand Slam de Paris

Patrícia Sampaio voltou a brilhar na capital francesa ao vencer, este domingo, a medalha de ouro no Grand Slam de Paris.

Seis meses depois de conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Patrícia Sampaio voltou a brilhar na capital francesa ao vencer, este domingo, a medalha de ouro no Grand Slam de Paris, derrotando na final a israelita Inbar Lanir por ippon, quando faltava 1:15 para o fim do combate.

A judoca portuguesa, que representa o Gualdim Pais, confirmou assim o excelente momento de forma e manteve a superioridade sobre Lanir (prata nos Jogos Olímpicos e campeã mundial em 2023), somando a quinta vitória em sete duelos frente à israelita.

Rumo ao ouro: percurso dominante de Patrícia Sampaio

Patrícia Sampaio, quinta do ranking mundial, entrou diretamente nos quartos de final devido ao estatuto de terceira cabeça de série. Aí, venceu a neerlandesa Lieke Derks através de uma imobilização já nos instantes finais do combate.

Nas meias-finais, a portuguesa derrotou a veterana Audrey Tcheumeo, judoca francesa duas vezes medalhada olímpica (Londres 2012 e Rio 2016) e quatro vezes medalhada em Campeonatos do Mundo. Sampaio impôs a sua agressividade e obrigou Tcheumeo a somar três castigos por falta de combatividade, garantindo assim a presença na final.

Na derradeira luta pelo ouro, Patrícia Sampaio voltou a demonstrar superioridade, aplicando um ippon decisivo quando Lanir já acumulava dois castigos.

Continuidade do bom momento de forma

Este triunfo surge na sequência da medalha de bronze conquistada em dezembro no Grand Slam de Tóquio, onde Sampaio optou por competir para manter o ritmo competitivo.

O Grand Slam de Paris foi a primeira prova do Circuito Mundial de 2025, e a atleta de 25 anos deu um passo importante rumo à qualificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Prestação da Seleção Nacional no Grand Slam de Paris

Além do ouro de Patrícia Sampaio, outros judocas portugueses marcaram presença na competição:

Femininos
• -48 kg: Catarina Costa - 9.ª classificada (0V - 1D)
• -70 kg: Taís Pina - 9.ª classificada (0V - 1D)
• -70 kg: Joana Crisóstomo - 9.ª classificada (1V - 1D)
• -78 kg: Patrícia Sampaio - 1.ª classificada (ouro, 3V - 0D)

 

Masculinos
• -66 kg: Miguel Gago - não classificado (0V - 1D)
• -73 kg: Otari Kvantidze - 5.º classificado (3V - 2D)
• -100 kg: Jorge Fonseca - 5.º classificado (2V - 2D)

A Seleção Nacional foi comandada pelos selecionadores Marcos Morais e Pedro Soares.

Paris talismã para Patrícia Sampaio

Com mais um grande resultado na capital francesa, Patrícia Sampaio confirma o estatuto de uma das melhores judocas do mundo e reforça a sua candidatura a novas conquistas internacionais. Com os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 no horizonte, o ouro em Paris é um sinal claro de que a portuguesa está pronta para brilhar ao mais alto nível.

Veja também: Iván Jaime perto de deixar o FC Porto no último dia de mercado

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues