Richard Ríos deverá aterrar em Lisboa esta segunda-feira para realizar exames médicos e assinar contrato com o Benfica, tornando-se no quarto reforço oficial das águias para 2025/26. A transferência será fechada por cerca de 28 milhões de euros, após negociações intensas em São Paulo e com um contrato válido por cinco temporadas.
Veja também: Jorge Jesus dispensa Otávio do Al Nassr que está de saída
O jornal brasileiro Lance destaca este domingo os bastidores do negócio e aponta o que fez realmente a diferença:
“O que pesou para o Palmeiras aceitar a proposta do Benfica foi a abordagem profissional dos portugueses”, refere a publicação.
A capacidade negocial da SAD encarnada, liderada por Rui Costa e operacionalizada no terreno por Rui Pedro Braz, foi decisiva para garantir o jogador colombiano, de 25 anos, que também era pretendido pela Roma e até pelo Everton, da Premier League.
Um ‘sim’ antecipado e um plano ambicioso
O médio internacional colombiano já tinha dado o seu 'sim' ao Benfica há vários dias, mostrando total abertura para abraçar o projeto das águias, considerado por Ríos como uma rampa de lançamento para patamares superiores no futebol europeu. O Lance sublinha mesmo que o jogador vê o trajecto de Enzo Fernández — que saiu da Luz para o Chelsea — como uma referência.
Veja também: Benfica insiste em Félix e o português bate o pé ao Chelsea
A Roma saiu de cena após se mostrar incapaz de satisfazer as exigências do Palmeiras, e o Benfica aproveitou a oportunidade para atacar em força. Os encarnados conseguiram fechar o negócio por um valor ligeiramente abaixo dos 30 milhões de euros fixos inicialmente pedidos pelos brasileiros.
Último jogo... em dúvida
A única incerteza neste momento prende-se com a possível utilização de Ríos no jogo entre Palmeiras e Atlético Mineiro, marcado para as 21h30 (hora portuguesa) deste domingo. Tudo depende da coordenação final entre os dois clubes, mas a expectativa é que a viagem ocorra logo no dia seguinte.
Rui Pedro Braz, que já tinha assegurado a contratação de Barrenechea, regressará agora a Portugal com mais um médio no avião. Ríos será o segundo reforço para o meio-campo, depois do argentino, e promete trazer músculo, intensidade e qualidade ao centro do terreno benfiquista.
Veja também: Volte-face: Sporting e Man. United próximos do acordo por Gyökeres